top of page

ANM e MP vistoriam fechamento e alteamento de barragem da Yamana na Bahia

  • jurimarcosta
  • 13 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura


Representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Agência Nacional de Mineração (ANM) inspecionaram a barragem da Jacobina Mineração Yamana Gold, observando as obras de fechamento e recuperação da Barragem I (que possui término previsto para 2022), as melhorias na gestão de barragem feitas nos últimos anos e também as obras de alteamento que estão sendo realizadas na Barragem II.

A ANM também visitou a sala de acionamento das sirenes de emergência e realizou testes no modo silencioso. O local já tinha sido vistoriado pela Defesa Civil do município. Durante a visita, os órgão comentaram que gostaram das melhorias que estão sendo realizadas pela JMC Yamana Gold.

"As inspeções são positivas e muito importantes para o nosso processo de melhoria contínua, pois dessa forma podemos crescer em conjunto e manter os processos com os melhores padrões de segurança", o gerente-geral da empresa, Edvaldo Amaral.

A Barragem B1 operou até o ano de 2010. Atualmente, ela está em obra de fechamento para atendimento ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) e, consequentemente, para a descaracterização da barragem junto ao Órgão Ambiental.

Já a Barragem B2 começou a ser implementada em 2008 e iniciou sua operação em 2010. Atualmente, ela encontra-se em obra da 1ª etapa da 5ª Fase de alteamento. A crista atual está na cota 605m e altura máxima de 92m. A Barragem B2 conta com uma equipe formada por mais de 200 colaboradores entre próprios e terceiros. O time é liderado pelo engenheiro civil Lucas Costa Vidal, que faz parte da Yamana desde 2018 e possui mais de 10 anos de experiência na área.


Fonte: Notícias de mineração do Brasil

 
 
 

Comentarios


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page