A importância da segurança de processos e da gestão de riscos na mineração
- jurimarcosta
- 3 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

A indústria de mineração tem grande influência na vida das pessoas, no atual modelo econômico e contribui para o desenvolvimento mundial. Alimentos, construção de casas, equipamentos eletrônicos, remédios, produtos de higiene, cosméticos. Produtos essenciais em quase todas as áreas de nossa vida dependem da mineração.
No Brasil, o setor mineral passou por grandes transformações nos últimos anos. Os acidentes de Mariana e Brumadinho (MG), levaram a sociedade e a indústria a uma profunda reflexão sobre a forma de conduzir suas operações e gerenciar os riscos, mantendo uma política alinhada com o desenvolvimento sustentável, incluindo novos padrões na sua gestão operacional.
Gestão de riscos
O setor mineral utiliza-se de diversas normas de gestão de riscos, como o ICMM, CCPS, G-MIRM, ISO, World Steel, GRI, entre outros, sendo que o ponto comum entre eles é a necessidade de fazer avaliações dos riscos e implementar controles para a redução dos impactos das operações de mineração.
Com isso, profissionais de segurança de processos e gestão de riscos ganharam ainda mais espaço no setor mineral. Planejamento, diagnóstico, análises e tomadas de decisões assertivas fazem parte da rotina destes especialistas.
A partir dessas novas premissas, o primeiro desafio encontrado quando existem essas mudanças de paradigma é repleto de reflexões essenciais para uma atividade sustentável.
Como se começa a identificar os riscos?
Qual risco deve ser tratado primeiro?
Quão danosas podem ser as operações?
Quem são os primeiros afetados por falhas nas operações?
Quais controles são eficazes para as atividades?
Somente profissionais devidamente preparados podem encontrar o melhor caminho para uma mineração sustentável, segura e preocupada com o meio ambiente.
Curso de Qualificação Profissional em Segurança de Processo
A Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (UNIBRAM) e a RSE se uniram e lançaram o curso de Qualificação Profissional em Segurança de Processo para Mineração. Desenvolvido especificamente para o público do setor mineral, a capacitação oferece 128 horas de conteúdo rico em informações sobre o tema.
Conteúdos abordados
Os participantes aprenderão a identificar riscos de processos e atividades críticas à vida, além de compreender ferramentas de análise, os tipos de perigos e suas consequências potenciais.
Outros tópicos abordados no curso incluem:
integridade de ativos;
auditoria em segurança de processo;
aprendizado com a experiência;
melhoria contínua;
e um projeto de conclusão aplicado à melhoria das condições de segurança no local de trabalho.
Com a combinação da expertise da UNIBRAM e da RSE, este curso oferece um conhecimento aprofundado e prático que vai auxiliar os participantes nas tomadas de decisões.
As aulas serão ao vivo e também gravadas, permitindo aos alunos aprender no seu próprio ritmo e em um ambiente flexível.
Acesse o site para mais informações.
Fonte: Portal da Mineração
Comments