top of page

A importância da segurança de processos e da gestão de riscos na mineração



A indústria de mineração tem grande influência na vida das pessoas, no atual modelo econômico e contribui para o desenvolvimento mundial. Alimentos, construção de casas, equipamentos eletrônicos, remédios, produtos de higiene, cosméticos. Produtos essenciais em quase todas as áreas de nossa vida dependem da mineração.

No Brasil, o setor mineral passou por grandes transformações nos últimos anos. Os acidentes de Mariana e Brumadinho (MG), levaram a sociedade e a indústria a uma profunda reflexão sobre a forma de conduzir suas operações e gerenciar os riscos, mantendo uma política alinhada com o desenvolvimento sustentável, incluindo novos padrões na sua gestão operacional.


Gestão de riscos


O setor mineral utiliza-se de diversas normas de gestão de riscos, como o ICMM, CCPS, G-MIRM, ISO, World Steel, GRI, entre outros, sendo que o ponto comum entre eles é a necessidade de fazer avaliações dos riscos e implementar controles para a redução dos impactos das operações de mineração.

Com isso, profissionais de segurança de processos e gestão de riscos ganharam ainda mais espaço no setor mineral. Planejamento, diagnóstico, análises e tomadas de decisões assertivas fazem parte da rotina destes especialistas.

A partir dessas novas premissas, o primeiro desafio encontrado quando existem essas mudanças de paradigma é repleto de reflexões essenciais para uma atividade sustentável.

  • Como se começa a identificar os riscos?

  • Qual risco deve ser tratado primeiro?

  • Quão danosas podem ser as operações?

  • Quem são os primeiros afetados por falhas nas operações?

  • Quais controles são eficazes para as atividades?

Somente profissionais devidamente preparados podem encontrar o melhor caminho para uma mineração sustentável, segura e preocupada com o meio ambiente.


Curso de Qualificação Profissional em Segurança de Processo


A Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (UNIBRAM) e a RSE se uniram e lançaram o curso de Qualificação Profissional em Segurança de Processo para Mineração. Desenvolvido especificamente para o público do setor mineral, a capacitação oferece 128 horas de conteúdo rico em informações sobre o tema.

Conteúdos abordados

Os participantes aprenderão a identificar riscos de processos e atividades críticas à vida, além de compreender ferramentas de análise, os tipos de perigos e suas consequências potenciais.

Outros tópicos abordados no curso incluem:

  • integridade de ativos;

  • auditoria em segurança de processo;

  • aprendizado com a experiência;

  • melhoria contínua;

  • e um projeto de conclusão aplicado à melhoria das condições de segurança no local de trabalho.

Com a combinação da expertise da UNIBRAM e da RSE, este curso oferece um conhecimento aprofundado e prático que vai auxiliar os participantes nas tomadas de decisões.

As aulas serão ao vivo e também gravadas, permitindo aos alunos aprender no seu próprio ritmo e em um ambiente flexível.


Acesse o site para mais informações.


Fonte: Portal da Mineração

0 comentário

Комментарии


bottom of page