Acionistas minoritários da Vale propõe novo sistema de escolha do conselho


Os acionistas minoritários da Vale querem utilizar um novo sistema de votos na próxima eleição do Conselho de Administração (CA) da mineradora, disse a empresa em um comunicado no sábado (27). Com votos suficientes para solicitar membros, eles querem um modelo de votação múltipla em vez do atual sistema em que um único voto aprova todos os nomes propostos pelos acionistas controladores.

A corretora Vic DTVM e o fundo Geração Futuro Lpar propuseram Patricia Bentes como membro independente, desafiando uma lista de 13 candidatos apresentados pelos acionistas controladores da companhia. No comunicado, a Vale declarou que a eleição de seus membros do conselho pode ocorrer na terça-feira (30), já sob o novo sistema de voto múltiplo. Em março deste ano, a Vale propôs a ampliação do quadro do conselho adicionando um membro independente. A proposta foi feita dois meses depois do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Até o momento foram identificadas 233 vítimas e outras 37 continuam desaparecidas.

Os nomes propostos pela mineradora incluem três conselheiros independentes e nove indicados pelos acionistas controladores.

São eles: Marcio Hamilton Ferreira, Marcel Juviniano Barros, Jose Mauricio Pereira Coelho, Marcelo Augusto Dutra Labuto, Toshiya Asahi, Oscar Camargo, Fernando Buso, Eduardo Rodrigues, José Luciano Penido, Sandra Guerra e Isabella Saboya. Os acionistas estão buscando fortalecer o novo conselho da Vale, propondo executivos com mais experiência em questões de mineração, sustentabilidade e governança corporativa. Os acionistas controladores da Vale são a Bradespar SA (6,30%), a japonesa Mitsui & Co Ltd (5,42%), o BNDES (7,60%) e a Litel (19,14%), que detém as participações de alguns fundos de pensão brasileiros. As informações são da Reuters.


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.