NX Gold faz descoberta em mina no Mato Grosso


A Ero Copper disse que fez uma “significativa descoberta” na mina de ouro NX Gold, no Mato Grosso. Um dos resultados de sondagem mostra 19,38 gramas de ouro por tonelada em três metros. A empresa, que controla a Mineração Caraíba, detém 97,6% da NX, onde operam atualmente seis sondas de exploração de longo prazo.

"A nova descoberta, conhecida como Santo Antônio, é uma nova zona de mineralização localizada entre e na tendência dos veios Brás e Buracão. Até hoje, a mineralização foi delineada em aproximadamente 400 metros de comprimento de camada mineralizada e aproximadamente 200 metros de profundidade e permanece aberta em profundidade", disse a mineradora em nota divulgada na quinta-feira (18).

Segundo a Ero, o desenvolvimento neste novo veio começou enquanto a sondagem para confirmar a extensão da mineralização permanece em andamento. A descoberta de Santo Antônio é destacada por furos SA13 que interceptou 3 metros com 19,38 gramas de ouro por tonelada (g/t Au); o SA22, com 3,8 metros com 19,03 g/t Au; e SA31 que cruzou 8,8 metros com teor de 6,89 g/t Au.

A mina NX Gold é uma mina de ouro de alta qualidade que produz aproximadamente 40.000 onças de ouro e 25.000 onças de prata por ano. A produção ocorre dentro de dois veios de quartzo mineralizados adjacentes localizados ao longo de uma tendência a nordeste com aproximadamente 600 metros, conhecida como Brás e Buracão, que são acessadas por meio de um único portal e rampa.

Desde o fim de 2018, iniciou-se a sondagem de exploração para avaliar as extensões descendentes dos veios, bem como para testar a mineralização potencial entre Brás e Buracão. "Desde o início das atividades de sondagem, os resultados de 43 furos foram recebidos, incluindo em uma nova extensão a leste do veio Brás conhecida como zona da Matinha.


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.