Mina Casa de Pedra está há 105 anos em operação


Em 2018, a Mina Casa de Pedra completou 105 anos e essa data faz relembrar a influência da mineração no contexto da região de Congonhas (MG), tanto pelo aspecto econômico, como histórico-social. Desde 1946, a mina é um dos principais ativos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), integrando parte dos seus cinco negócios juntamente com a siderurgia, o cimento, a logística e a energia.

Quem vai até a unidade de mineração e conhece essa estrutura não imagina como tudo ali começou. Ainda no século passado, um grupo de romeiros se dirigiu à Freguesia de Congonhas do Campo para prestigiar as comemorações do jubileu do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos. Na viagem, os romeiros encontraram abrigo numa caverna milenar, que contava com água pura e cristalina em seu interior, compondo uma bacia no solo. Ao longo dos anos e das jornadas, as condições da peregrinação foram sendo alteradas. O local em que os romeiros se acomodavam, por exemplo, mudou: do interior das cavernas para os casebres de pau a pique.

Em 1913, o dinamarquês Arn Thun resolve adquirir algumas terras no Vale do Paraopeba para explorar as jazidas de ferro da região. Assim, começou a “A. Thun & Cia Ltda. – Mineração de Ferro e Manganez”. Para alocar os empregados que trabalhariam no núcleo industrial, há registros de que, em 1938, iniciaram a construção de uma vila em torno da localidade em que a exploração acontecia, nascendo assim, a Vila Casa de Pedra.

Fonte:http://revistaminerios.com.br/mina-casa-de-pedra/


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.