ESTÁDIO MUNICIPAL DE BRAGA: um exemplo de recuperação de áreas degradadas pela mineração.


Um bom exemplo de aproveitamento de espaço vinculado à necessidade local é o Estádio Municipal de Braga, na cidade de Braga, em Portugal. Para a realização dos jogos da Euro 2004 a cidade necessitava de um novo estádio. O terreno escolhido era o de uma antiga pedreira desativada, próximo ao centro, na encosta Norte do Monte Castro, no Parque Desportivo de Dume.

O estádio foi construído em meio à rocha e sua estrutura é apoiada no granito em estado bruto. Devido a sua localização e integração com o entorno, ele também é conhecido como “A Pedreira”.

O projeto é do arquiteto Eduardo Souto de Moura, segundo ele, o estádio deveria ser uma escultura integrada à paisagem, onde o espetáculo não é apenas o futebol, mas também, a paisagem que o rodeia.

O projeto foi realizado para ser como um anfiteatro romano, dando ao espectador os melhores ângulos de visão da partida e do entorno. O projeto do estádio recebeu diversos prêmios, dentre eles, o FAD de Arquitectura 2005 e o Prêmio Secil de Arquitectura 2004.

Fonte: Fechamento de Mina – A evolução das cidades mineradoras Autor : Camila Vieira,Arquiteta – Minerconsult Engenharia


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.