top of page

1º DE MAIO: nada a comemorar e muita luta para se engajar


O Dia Internacional do Trabalho, embora não seja comemorado em todos os países do mundo, é uma data que serve para lembrar a importância dos trabalhadores na organização da nossa sociedade. Esse 1º de maio de 2017 é simbólico e atípico pois, infelizmente, vivemos um momento crucial da conjuntura política brasileira.

A nossa democracia vem sofrendo duros golpes, tendo como consequência a imposição de um grande retrocesso nos avanços trabalhistas conquistados nos últimos anos. Os políticos eleitos pela “vontade” do povo estão impondo pautas de mudanças das conquistas sociais e trabalhistas já garantidas na legislação atual. Se tudo quem vem sendo proposto se confirmar, logicamente, estaremos retrocedendo e apagando tudo aquilo que foi conquistado a duras penas pelos trabalhadores do nosso país.

Portanto, esse dia será um momento de reflexão, de frisar que as conquistas vieram a partir de intensa luta travada por milhares de trabalhadores que, apesar de terem vivido momentos difíceis, não se deixaram intimidar. Neste ano teremos pouco a comemorar e muito a vigiar.

Precisamos lutar para manter tudo aquilo que fora conquistado. Nunca na história recente deste País fomos tão maltratados, discriminados, criminalizados, diminuídos e expostos. Estamos sendo atropelados pela mão perversa do capital; pela mão perversa de políticos corruptos, e pela mão perversa, pesada e partidária da mídia.

Neste 1º de maio, firmamos o compromisso de lutarmos juntos para que não tenhamos nenhum direito a menos. Estaremos firmes e determinados a exigir o cumprimento de todas as garantias trabalhistas dispostas na Constituição Federal e na CLT, a fim de resguardar toda a nossa classe que merece viver com respeito e dignidade.

Diretoria do Sindimina


0 comentário
bottom of page