top of page

Saiba como encontrar empregos no setor de mineração


O Catálogo de Mineração Brasil criou um guia sobre como buscar oportunidades de emprego oferecidas por mineradoras como a Vale, Anglo American, Anglo Gold Ashanti, Beadell, Grupo Votorantim, entre outras. As vagas estão distribuídas pelo Brasil e são para pessoas que possuem desde o ensino fundamental ao superior, e incluem pessoas com deficiência.

A procura por oportunidades de trabalho via internet é hoje o principal modo para quem quer uma chance no mercado. As opções para os desempregados, para quem quer mudar de área, ou crescer na profissão são várias e vão desde sites pagos aos cadastros de currículo no site oficial das companhias, até as redes de compartilhamento de oportunidades, comum nos grupos do Facebook.

O cadastro de currículo no site oficial de grandes empresas é uma boa forma de começar. A Vale, por exemplo, disponibiliza um Mural de Oportunidades. A mineradora separa de forma explicativa as oportunidades que oferece, e para que público se refere. Estudantes e jovens aprendizes, por exemplo, podem se inscrever em programas como o “Jovem Aprendiz”, “Ciência sem Fronteiras” e “Programa de Estágio”. No caso de profissionais de nível técnico, a mineradora oferece dois tipos de vaga: para pessoas com deficiência e no programa de formação profissional.

Os profissionais de nível superior tem sete segmentos em que podem cadastrar os currículos na Vale. Além de alguns já citados, os graduados têm vaga no mestrado profissional oferecido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV), programa de especialização profissional e o projeto S11D, que inclusive tem inscrições abertas.

Assim como a Vale, o Grupo Votorantim disponibiliza ao público estudantil um canal de se juntar à empresa: o programa de trainee Produzindo Futuros. A Anglo American também tem em seu site oficial uma página específica para cadastro de currículo, que ainda mostra vagas da mineradora no Brasil e no exterior.

Uma forma usual de buscar oportunidades hoje é por meio de sites como Vagas.com, Catho, Manager, entre outros. Como recrutadoras, estas empresas possuem um grande banco de oportunidades disponível, em empresas como a Beadell e a Anglo Gold Ashanti. Em vários deles é possível realizar filtros de pesquisa que mais se ajustem ao perfil do profissional. Por exemplo, nível de escolaridade, área de trabalho e cidade. É importante fazer uma advertência de que estas empresas podem cobrar pelo cadastro do currículo e o candidato deve avaliar este custo-benefício.

Por fim, redes sociais como Facebook e Linkedin, se bem usadas, podem ser um canal útil. O Linkedin, por exemplo, site destinado à profissionais que podem criar um perfil, receber e dar recomendações à colegas, e várias outras funcionalidades, possui a aba “empregos”.

Uma pesquisa básica no Linkedin a partir da palavra-chave “mineração” mostra que no Brasil existem 191 vagas ofertadas para a área, em empresas como a Mineração Rio do Norte (MRN), Samarco e Mineração Taboca. Porém, não há especificação se muitas dessas foram preenchidas ou não. Procurar oportunidades que estejam abertas há menos tempo é uma forma de filtrar essas ofertas. De acordo com o filtro do Likedin, as 191 vagas estão divididas em áreas como gerenciamento (50), engenharia (36), atendimento ao cliente (31), tecnologia da informação (26) e outros (56). A maior parte das vagas é para a cidade de São Paulo (SP).

Grupos no Facebook relacionados à área da mineração são também uma forma de encontrar vagas. O compartilhamento de oportunidades que acontece nestes grupos, às vezes instantâneas à divulgação do emprego, ajudam aos antenados na rede social a encontrar uma chance. O grupo “Oportunidade de emprego para profissionais em mineração e/ou geologia”, por exemplo, possui mais de 1.100 participantes e quem quiser entrar precisa ser aprovado pela moderação do grupo. Um grupo maior, chamado “Vagas de Estágios e Empregos na Mineração” tem mais de 21 mil pessoas e também é necessária aprovação para participar.

Confira uma lista de sites úteis para a busca de emprego.

REDES SOCIAIS

EMPRESAS

SITES PAGOS


0 comentário
bottom of page