SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

Assédio moral é crime


O assédio moral é resultado direto da busca desenfreada das empresas pelo lucro e por uma maior produtividade com menor custo operacional, além de uma série de fatores de desrespeito à cidadania e à individualidade das pessoas. Pode ser contra um determinado trabalhador (a) ou mesmo contra uma equipe toda.

Algumas características são: práticas como isolar, não conversar, subestimar o trabalho realizado ou sobrecarregar de tarefas, exposição repetitiva a situações vexatórias. Essas atitudes minam a autoconfiança do trabalhador que passa a se sentir coagido, amedrontado, envergonhado depressivo, triste e até mesmo culpado. Sentindo-se mal, o trabalhador pode se isolar, começar a faltar no trabalho e até adoecer (física e mentalmente).

O ser humano vende o seu trabalho profissional, suas habilidades técnicas, mas o que ele não vende e jamais deve vender é o seu corpo, sua saúde mental e o seu bem-estar social.