top of page

10 tipos de carreiras de soldagem que você precisa conhecer


A soldagem é uma das áreas mais impactantes da indústria de transformação – contribuindo para a criação de aviões, automóveis, embarcações espaciais, pontes, estruturas de construção, plataformas de petróleo, torres de turbinas eólicas e, realmente, tudo de metal . Veja bem, soldadores não são apenas essenciais para a fabricação, são necessários em diversos setores do mundo – construção, automotivo, agricultura, a lista continua. Não é de admirar que, em todo o país, o emprego de soldadores continue a crescer


Muitas vezes, no entanto, quando as pessoas pensam em carreiras de soldagem, elas pensam no título: “Soldador”. Na realidade, existem muitos tipos de carreiras de soldagem por aí hoje. Com um treinamento em soldagem sob o cinto (ferramenta), você estará qualificado para trabalhar em uma variedade de funções, locais de trabalho e indústrias diferentes, envolvendo trabalhos em metal.


Abaixo, descrevemos alguns dos muitos tipos de carreiras de soldagem disponíveis, começando pelo básico.


1. Soldador


O título de um soldador é bastante amplo por natureza, pois a descrição do trabalho do soldador e o equipamento que eles usam variam de função para função. Em geral, um soldador é responsável por fundir metais. Eles podem usar centenas de processos diferentes para fazer isso, sendo o mais popular a “soldagem a arco” – o processo de usar correntes elétricas para aquecer e unir metais. Os soldadores estão extremamente familiarizados com todos os tipos de metais, bem como com os processos e condições em que podem ser soldados.


2. Soldas e braseiros


Semelhante às funções de um soldador, soldas e braseiros também fundem metais usando calor. A diferença, no entanto, é que soldadores e braseiros trabalham adicionando uma carga de metal (liga) para unir as peças, em vez de derreter e unir as peças. Essas ligas geralmente têm um ponto de fusão mais baixo, fazendo com que soldas e braseiras também trabalhem com pontos de fusão mais baixos do que outros soldadores. Por exemplo, as soldas trabalham apenas com metais com um ponto de fusão abaixo de 840 graus Fahrenheit.


3. Cortadores


Os cortadores também usam calor, mas de uma maneira diferente. Muito parecido com o nome, os cortadores usam calor para cortar e aparar objetos de metal em dimensões específicas, para que possam ser soldados – Em outras palavras, em vez de unir metais, os cortadores usam calor para separá-los. Alguns cortadores trabalharão manualmente, usando tochas de arco elétrico ou plasma e oxigênio para dividir as partes metálicas. Outros cortadores podem funcionar como operadores de máquinas, usando máquinas automatizadas para cortar grandes peças de metal, como as usadas em carros e barcos. Os cortadores reciclam os metais desmontados para novas peças.


4. Operador de máquina de solda


Alguns soldadores não soldam à mão, mas operam máquinas para realizar o trabalho. Esses operadores de máquinas de solda têm uma biblioteca de conhecimentos sobre equipamentos de soldagem industrial e entendem como operar (e geralmente consertar) máquinas avançadas. Com a indústria de manufatura se tornando mais alta tecnologia, os operadores de máquinas de solda estão em alta demanda hoje. No entanto, eles geralmente são empregados em grandes empresas de manufatura, ajudando a automatizar seus processos de produção.


5. Inspetores de soldagem


Os inspetores de soldagem fazem exatamente o que seu título implica: eles inspecionam o trabalho que outros soldadores realizaram e garantem que seja de alta qualidade antes de entrar na próxima fase da produção. Os inspetores de soldagem investigarão minuciosamente metais, soldas e reparos para garantir que não haja rachaduras ou poços.


Os inspetores também podem executar testes, como testes de estresse, para garantir a resistência e a qualidade de uma solda. Para se tornar um inspetor de soldagem, você deve ser orientado a detalhes e ter experiência e conhecimento de processos de soldagem.


Carreiras especializadas em soldagem que você pode seguir



1. Soldadores de fabricação


Você já quis trabalhar para a NASCAR ou NASA, construir um navio de cruzeiro ou uma ponte ou até uma bicicleta? Os soldadores de fabricação, também conhecidos como Fabricantes de soldagem, fazem exatamente isso. Os soldadores de fabricação usam desenhos de engenharia para cortar metal em formas designadas e soldá-los juntos para formar uma estrutura específica. A fabricação de luz pode envolver a construção de carrocerias ou bicicletas; a fabricação pesada envolverá produtos maiores, como guindastes, barcos e estruturas de pontes. Os soldadores de fabricação são necessários nas áreas de construção, fabricação, aeroespacial, automotiva e muito mais.


2. Caldeirarias


Os fabricantes de caldeiras são soldadores especializados que fabricam, instalam, mantêm e reparam grandes tanques que armazenam líquidos e gás. Esses tanques são feitos de metal e devem poder suportar pressão extrema o tempo todo – por exemplo, caldeiras de água quente, geradores de vapor e tanques de armazenamento. Os fabricantes de caldeiras são conhecidos por produzir tubos e chapas de aço personalizadas que compõem esses grandes contêineres. O treinamento de fabricação de caldeiras costuma estar envolvido em programas de soldagem.


3. Soldadores e instaladores de tubulações


Muitos setores, como empresas de gás, petróleo e água, contam com gasodutos para transportar seus produtos por todo o mundo. Os soldadores de tubulação são responsáveis pela construção e reparo dos tubos (e tubulações) que alimentam esses negócios. Da mesma forma, os instaladores de tubulações são os profissionais que instalam sistemas de tubulação – colocando e unindo tubos usando habilidades de soldagem especializadas. Os soldadores e instaladores de dutos devem saber ler as plantas. Eles podem ser encontrados nas indústrias de construção, encanamento, manufatura, HVAC, água, petróleo, gás e outras indústrias de serviços públicos.


4. Trabalhadores estruturais em ferro e aço


Se você é um tipo de pessoa de grande figura, uma carreira de soldador como trabalhador estrutural de ferro e aço pode ser a sua escolha. Esses profissionais de soldagem preparam o cenário para grandes edifícios ou vigas (para pontes). Eles criam e soldam grandes vigas e colunas e os instalam para manter os edifícios altos e as pontes estruturalmente sólidos.


5. Soldadores subaquáticos


A soldagem subaquática é uma carreira única nesse campo de demanda. Ao contrário dos soldadores estruturais, que costumam estar no alto, os soldadores subaquáticos trabalham em equipamentos de alto mar, aparelhamento, inspeção, corte, soldagem e reparo de produtos de metais pesados - submarinos, navios navais, plataformas de petróleo, gasodutos e muito mais. Os soldadores subaquáticos também devem ser mergulhadores certificados e devem passar em um exame físico, devido ao trabalho intensivo de seu trabalho.


Prossiga hoje uma carreira em soldagem


As opções de carreira na soldagem são ótimas; agora por onde você começa? É importante observar que as carreiras de soldagem não são tradicionais e inovadoras, tornando o campo muito competitivo para aspirantes a soldador. Para se destacar dos possíveis empregadores e obter o tipo de carreira de soldagem que você sonha, é importante obter alguma experiência no campo da soldagem.


De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os empregadores estão procurando soldadores que tenham passado por programas de treinamento ou credenciamento e que já tenham um conjunto de conhecimentos e habilidades de soldagem.

0 comentário
bottom of page