Vale volta ao posto de maior fornecedora global de minério de ferro


Em pelo menos uma medida, a Vale ultrapassou a Rio Tinto como a maior exportadora mundial de minério de ferro. Dados preliminares de embarques mostram as exportações brasileiras da matéria-prima siderúrgica no maior nível em um ano, disse Colin Hamilton, diretor-gerente de pesquisa de commodities da BMO Capital Markets, em nota a clientes.

A mineradora brasileira perdeu o título de maior fornecedora individual do insumo siderúrgico após o desastre na barragem de rejeitos em Brumadinho, no ano passado. O desastre levou à paralisação de diversas operações da empresa no Brasil para verificações de segurança.

Segundo a BMO, o aumento dos embarques brasileiros mostra recuperação da companhia. "Com isso, numa base de média móvel de três semanas, os embarques da Vale agora estão acima dos da Rio Tinto pela primeira vez após Brumadinho", disse Hamilton.

Os produtores de minério de ferro estão procurando se capitalizar com a alta de 28% dos preços neste ano em meio à forte demanda das siderúrgicas chinesas, com medidas de estímulo melhorando ainda mais as perspectivas.

Pela primeira vez, as três empresas que dominam o comércio marítimo de minério de ferro - Vale e suas rivais Rio Tinto e BHP - estão embarcando acima de 300 milhões de toneladas por ano, escreveu Hamilton.

A liderança da Vale pode ser estendida a curto prazo com a manutenção de shiploaders nos portos australianos esta semana. A empresa conseguiu manter suas operações durante a pandemia com apenas uma única grande interrupção, no Complexo de Itabira (MG), e está se preparando para retomar a produção nas minas fechadas após o desastre da barragem.


Ainda assim, numa base anual, a produção da Vale provavelmente não ultrapassará a Rio Tinto até 2021, de acordo com o Morgan Stanley. As informações são da Bloomberg.

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.