Vale produziu 67,6 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre


A Vale registrou a produção de 67.598 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2020, um aumento de 13,4% na comparação com as 59.605 toneladas do primeiro trimestre e de 5,5% sobre as 65.057 toneladas produzidas no segundo trimestre de 2019. No entanto, levando em consideração a produção de 127.203 toneladas acumulada no primeiro semestre do ano atual é 7,1% menor em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

O bom resultado do segundo trimestre, de acordo com a Vale, foi registrado principalmente devido à produção de junho, de 25,1 Mt, uma "forte aceleração em relação aos níveis de abril e maio, entrando em um período sazonalmente forte, com níveis mais baixos de chuva". A produção de junho foi 23% maior em comparação com a média dos cinco meses anteriores.

Outro destaque apontado pela companhia foi o desempenho do complexo S11D, no Pará, cuja performance em junho atingiu run-rate de 91 milhões de toneladas e que, segundo a mineradora, "provavelmente melhorará no segundo semestre, em direção a uma produção anual ligeiramente acima de 85 Mt".

No relatório trimestral, a Vale ressaltou ter enfrentado um trimestre "desafiador" por causa da Covid-19, com a combinação de esforços para aumentar a produção e medidas de contenção da propagação do coronavírus entre empregados e nas comunidades onde opera.

"No segundo trimestre, a produção nos negócios da Vale enfrentou alguns impactos devido à pandemia do Covid-19", declarou a empresa, elencando medidas como teste em massa de empregados e rastreamento e quarentena para funcionários que tiveram contato com casos confirmados da doença.

"Ambos os procedimentos criaram um absenteísmo ‘forçado'", diz o relatório. "(Mas) as medidas de segurança e o diálogo aberto abriram o caminho para a continuidade operacional da empresa, preservando um contingente adequado de pessoal essencial em suas instalações", acrescenta o documento.


De acordo com a Vale, a Covid-19 teve um impacto de 3,5 Mt na produção. A companhia relatou ainda "eventos não recorrentes", como a manutenção de correias transportadoras de longa distância no S11D, com um impacto negativo de 2,1 Mt, e a parada prevista da mina de Fazendão, em Mariana (MG), ocorrida em fevereiro, devido ao esgotamento da área de mineração licenciada. A operação deve retomar as operações no terceiro trimestre, com produção média mensal de 0,4 Mt no restante do ano.

Pelotas

Já a produção de pelotas no segundo trimestre de 2020 foi 7.071 Mt, um crescimento de 2,1% sobre as 6.926 Mt produzidas nos três primeiros meses do ano. O volume, porém, representa queda de 22% na comparação com 9.071 Mt produzidas entre abril e junho de 2019. Quando considerada a produção semestral, a queda é ainda maior, de 34,1%, caindo de 21.245 Mt nos seis primeiros meses do ano passado para 13.997 Mt no mesmo período do ano atual.

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.