A Vale dá início nesta quarta-feira (10) ao Projeto Horizonte, um programa de aceleração de projetos de inovação com ênfase em impacto socioambiental, nas cidades mineiras de Barão de Cocais, Itabirito, Nova Lima e Ouro Preto. Os empreendedores vencedores do processo seletivo receberão, cada um, R$ 50 mil de capital semente da Vale para desenvolver seus negócios. O investimento total da mineradora no projeto é de R$ 3,8 milhões.
O programa é voltado para empreendedores da região do Quadrilátero Ferrífero do Estado. Podem participar da concorrência equipes de duas a cinco pessoas que morem em São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima, além de Ouro Preto, Barão de Cocais, Itabirito, Mariana, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Os negócios, porém, devem ser implantados em Nova Lima, Ouro Preto, Barão de Cocais e Itabirito.
Flávia Soares, gerente de fomento econômico da Vale, disse que o programa envolve municípios que tiveram parte da população evacuada de suas casas em função da elevação do nível de emergência das barragens mais próximas. Nesses casos, uma área no raio de cinco quilômetros da barragem é evacuada. Ao todo, 1,4 mil pessoas foram retiradas de suas casas nessas cidades.
"O projeto busca gerar e estimular negócios inovadores, que tragam impactos ambientais e sociais para esses municípios e que tenham sustentabilidade econômica", disse Flávia. As áreas de negócios são desenvolvimento rural e turismo ecológico, cidades sustentáveis e economia circular, inclusão digital, educação e infraestrutura, saúde comunitária e tecnologias para o bem-estar.
A expectativa é atrair 600 projetos de negócios na fase de seleção, que vai até 2 de abril. Do total de inscritos, serão escolhidos 70 projetos para uma fase de pré-aceleração, quando os empreendedores terão assessoria técnica, oficinas e mentorias. Essa fase dura de maio a agosto. Ao fim dessa etapa, serão selecionados os 35 projetos de mais destaque para a fase de aceleração, que vai durar de outubro deste ano a outubro de 2022.
Serão escolhidos dez projetos de negócios em Nova Lima, dez em Itabirito, dez em Barão de Cocais e cinco em Ouro Preto. As inscrições de projetos podem ser feitas até 2 de abril pelo site do programa.
A seleção de projetos, treinamentos e aceleração ficarão a cargo da Semente Negócios, empresa de educação em empreendedorismo que apoia o desenvolvimento de projetos de inovação. A gestora do projeto e sócia da Semente Negócios, Ellen Carbonari, disse que além da aceleração dos novos negócios, a empresa poderá articular futuramente apresentações dessas empresas a investidores e dar suporte na formação de redes de vendas.
"A meta é que esses negócios saiam da aceleração com possibilidade de crescimento de forma sustentável", afirmou Ellen. As informações são do Valor Econômico.
Comments