Vale fecha acordo para venda de participação em operação de níquel na Indonésia

A Vale informou nesta sexta-feira (19) que fechou acordo definitivo para a venda de 20% de participação da PT Vale Indonesia, principal produtora de níquel do país, para a empresa estatal de mineração Indonesia Asahan Aluminium, conhecida como Inalum. O valor do acordo é equivalente a cerca de US$ 290 milhões.


Pelo acordo, a Vale Canadá Limited (VLC), subsidiária da mineradora brasileira, manterá o controle financeiro e operacional da PT Vale Indonesia, assim como a consolidação financeira e de produção em suas demonstrações financeiras.

Dos 20% de capital que serão vendidos à Inalum, 14,9% serão da VLC e os 5,1% restantes da outra principal acionista da operação, a japonsea Sumitomo Metal Mining Co (SMM). Após a conclusão da transação, a Vale e a SMM passarão a ter participações de 44,3%2 e 15,0% na PT Vale, respectivamente, totalizando uma participação de 59,3%.

O acordo, previsto para ser concluído até o fim de 2020 após satisfação de aprovações regulatórias, já havia sido aprovado há mais tempo, mas o negócio teve que ser adiado duas vezes devido a complicações causadas pela pandemia do novo coronavírus.

A venda da participação é uma imposição do governo da Indonésia posta em prática agora com base em norma de 2014. Em nota, a Vale observa que, em outubro daquele ano, assinou um aditivo ao contrato firmado com o governo indonesio em 1996, válido até 2025.

Pelo aditivo, para que a Vale possa prorrogar sua licença para operar no país além do prazo de vencimento, é necessária a venda da participação na subsidiária da empresa no país, que é o segundo maior produtor mundial de níquel, atrás apenas da Rússia.


"A Indonésia desempenha um papel estratégico de destaque na indústria global de níquel. Essa transação representa um desenvolvimento importante na duradoura presença da PT Vale na Indonésia e reforça o compromisso da Vale com a continuidade de seus investimentos na região", afirma a mineradora brasileira na nota.

No documento, a Vale observa que a Inalum é a entidade estatal indonésia para investimentos no setor de mineração e a que "sua associação com a PT Vale contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo e a expansão operacional" dos negócios da companhia no país.

"A Vale aproveita a oportunidade para enaltecer a aliança com a Inalum e a SMM, reforçando o compromisso de longa data da PT Vale com a prosperidade, sustentabilidade e empoderamento local na Indonésia", conclui a nota.

Fonte: Notícias de mineração do Brasil

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.