Vale estuda expansão de minas e prevê retomada da Samarco em dezembro


A Vale deve enviar este mês uma proposta ao seu Conselho Administrativo para realizar uma expansão no complexo de mineração do Sistema Norte. A empresa também espera o reinício das operações Samarco em dezembro, segundo afirmaram executivos da mineradora na última quinta-feira (30).

Em conversa com analistas após a divulgação dos resultados financeiros do segundo trimestre, os executivos deram um tom otimista, prevendo forte fluxo de caixa no segundo semestre do ano e o aumento progressivo de várias operações nos próximos meses.

A companhia também atingiu um novo recorde diário de produção de minério de ferro de mais de 370.000 toneladas no complexo S11D, no Pará, segundo os executivos. Eles esperam que o complexo de Itabira, em Minas Gerais, que chegou a ser paralisado por causa do avanço de Covid-19 entre os trabalhadores retome a produção total em 2021.

Em relação às condições de mercado, os executivos disseram que previam uma forte produção de aço na China no segundo semestre do ano, acrescentando que a empresa também está em boa posição para tirar proveito de um mercado de níquel que provavelmente irá contrair, à medida em que cresce a popularidade de produtos como carros elétricos. Eles descreveram o hedge de níquel da empresa como um sucesso e disseram que estavam considerando um hedge de ouro.

Ainda assim, a Vale emitiu alguns avisos aos investidores.

O novo coronavírus deve atingir a produção de minério de ferro em 10 milhões de toneladas em 2020, disseram executivos, e a empresa terá que fazer provisões adicionais em relação ao projeto de níquel da Nova Caledônia, que atualmente está em negociação.


Além disso, disseram eles, o reinício da Samarco previsto para dezembro pode ser afetado e, ao invés de dezembro, as operações sejam retomadas apenas no início de 2021.

Na quarta-feira à noite, a Vale anunciou que estava retomando o pagamento de dividendos, 18 meses depois que uma barragem da empresa e rompeu em Brumadinho (MG), matando 270 pessoas. Mas também registrou lucro líquido e Ebitda do segundo trimestre que superaram as expectativas. Com informações da Reuters.

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.