top of page

Vale eleva nível de emergência de barragem e remove 34 moradores em MG


A Vale informou nesta quarta-feira (18) que deu início ao protocolo de emergência em nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no município de Barão de Cocais, em Minas Gerais. Com a mudança, pelo menos 34 moradores da Zona Autossalvamento da estrutura serão removidos de suas casas.

Segundo a Vale, a elevação do nível de emergência reflete uma "abordagem conservadora" da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura. A companhia informou ainda que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.

"A Vale adota essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas", informou a empresa.

Segundo a Vale, a remoção dos moradores ocorrerá de forma programada e será conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das pessoas pela companhia. No comunicado, a empresa disse ainda que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.

"A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas", disse a companhia.


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page