Vale e Defesa Civil expandem Plano de Emergência de Barragens a municípios de MG


As defesas civis de Itabira e Santa Maria de Itabira, com apoio da Vale, realizam no mês de novembro, mais uma etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), com visitas às residências e estabelecimentos que fazem parte da zona de autossalvamento das barragens Santana e Borrachudo II.Segundo comunicado da Vale nesta segunda-feira (16), a medida é preventiva, pois não há alteração no nível de alerta das estruturas, e tem como objetivo orientar a população sobre como agir em caso de emergência, informando sobre os sistemas de alerta de sirenes, rotas de fuga e pontos de encontro.

De acordo com a companhia, até a próxima sexta-feira (20), serão visitadas as comunidades Borrachudo, São Pedro e Morro Santo Antônio, em Itabira, e Gaspar, Flor do Vale, Cordeiros e Córrego Lage, em Santa Maria de Itabira.

Ainda segundo o comunicado, as atividades seguirão todos os protocolos de segurança e saúde para prevenção e combate da Covid-19.

Para tirar dúvidas da população, a Vale disponibilizou o e-mail duvidas.barragens.itabira@vale.com e o número de telefone 0800 039 6010.

Decreto


Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 6 de novembro, o decreto que regulamenta os procedimentos para análise e aprovação do Plano de Ação de Emergência de Barragens, previsto na lei Mar de Lama Nunca Mais, que instituiu a Política Estadual de Segurança de Barragens. O decreto entra em vigor em 90 dias.

De acordo com a publicação, o plano apresentado pelas empresas deve ser aprovado de forma integrada pela Defesa Civil Estadual, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.