top of page

Vale conclui descaracterização em Itabira

  • jurimarcosta
  • 2 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura



A Vale concluiu as obras de descaracterização do dique 5 da barragem Pontal, em Itabira (MG). A estrutura perdeu suas características de barragem a montante e não exerce mais a função de armazenar rejeitos. O trabalho desenvolvido atendeu a todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Desde 2019, a mineradora já eliminou sete barragens à montante no Brasil. A mais recente, em julho, havia sido a barragem Fernandinho, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No total, quatro estruturas em Minas Gerais e três no Pará já foram descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente.


A Vale ainda irá descaracterizar 23 estruturas em Minas Gerais. Todos os projetos seguem em andamento e com acompanhamento pelos órgãos reguladores, Ministério Público e auditorias técnicas independentes. A companhia quer acabar com todas as suas barragens à montante no menor prazo possível, tendo como prioridade a segurança das pessoas e do meio ambiente.


A conclusão da obra do dique 5 ainda será avaliada pelos órgãos competentes, mas representa o avanço do Programa de Descaracterização e do comprometimento da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens.



Fonte: Brasil Mineral

 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page