Tombador recebe licença de operação para projeto de minério de ferro na Bahia

A Tombador Iron obteve a Licença de Operação (LO) por cinco anos para seu projeto de minério de ferro Tombador, na Bahia. A mineradora listada na bolsa australiana já iniciou a produção na operação e deve realizar o primeiro embarque no terceiro trimestre.


Segundo a Tombador, a concessão da LO pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 20. Esta era a última etapa necessária do licenciamento da operação, já que a companhia havia recebido a concessão de lavra para o projeto no mês anterior.

A empresa já iniciou a produção de mineração de hematita de alto teor na mina de Tombador e o minério está sendo britado e os produtos granulados e finos estão sendo estocados. A planta de britagem da operação tem capacidade de 400 toneladas por hora e foi comissionada no início do ano.

Inicialmente, a produção da mina Tombador será focada nos 5,41 milhões de toneladas com 67% de ferro em recursos de hematita medidos e indicados do projeto que dá nome à empresa.

"Em breve, os produtos serão transportados por caminhão até o porto, formando um estoque para o primeiro embarque", informou a Tombador por meio de nota. O transporte do minério por um percurso de aproximadamente 700 quilômetros ficará a cargo da Polimodallog Logística e Transportes, com quem a Tombador fechou contrato em meados de abril.

Outro contrato foi fechado com a VLI Multimodal, empresa subsidiária da Vale e operadora do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Sergipe, para o armazenamento, manuseio e carregamento de navios com a produção da Tombador.


A mineradora também já fechou contrato offtake com a Trafigura, que se comprometeu a comprar a totalidade da produção da mina de Tombador por um período de até três anos, com início já na primeira produção.

"Graças ao apoio de todas as partes interessadas, estamos muito orgulhosos de ter desenvolvido uma mina em operação em sete meses a partir da listagem. Estamos ansiosos para trabalhar com os clientes e estabelecer nossa marca como um produtor de alto teor", afirmou o diretor-executivo da Tombador Iron, Gabriel Oliva.


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

0 comentário