top of page

Simulado de barragens realizado em Niquelândia

A atividade envolve a população da região de autossalvamento, localizada na zona rural de Niquelândia (GO).


A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, dia 29 de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, o simulado de situação de emergência das barragens Jacuba e Mosquito. A atividade envolve a população da região de autossalvamento, localizada na zona rural de Niquelândia (GO) e integra o Plano de Ação Emergencial (PAE). “Essa ação foi muito bem organizada. Todos os moradores conseguiram chegar tranquilos aos pontos de encontro, atendendo ao chamado das sirenes. O município parabeniza a CBA por essa ação. Participamos do planejamento dos simulados e entendemos que a organização das etapas, desde as rotas de fuga até a orientação da população local para guarda de documentos, foi muito bem executada”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente de Niquelândia-GO, André Rosa de Aguiar.


O tenente da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM), Costa e Silva, participou de todas as edições, e comentou da importância deste tipo de exercício para manter o Plano de Ação Emergencial das barragens sempre atualizado: “Tivemos a oportunidade de observar todos os pontos de encontro e a sinalização das rotas de fuga da população envolvida. Todo ano, esses moradores estão sendo treinados pela CBA para agir em uma eventual situação de emergência. Em uma situação real, já sabem como agir para garantir a segurança de todos”. Para a realização do exercício simulado de salvamento, houve a atualização do cadastramento dos imóveis e da população presente na Zona de Autossalvamento e checagem dos pontos de encontro e rotas de fuga, aprovados pelo Corpo de Bombeiros. Além disso foi também realizado um treinamento preparatório para as equipes que trabalharam e para os residentes na área de influência direta das barragens; bem como encontros de alinhamento com a Comissão Mista, que acompanha a manutenção do Plano de Ação Emergencial (PAE).


A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. A companhia realiza rotinas de monitoramentos diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem. Conforme avaliação do sistema, Jacuba e Mosquito estão localizadas na Unidade Niquelândia e são classificadas mensalmente, nos últimos 12 meses, com condição satisfatória, ou seja, a melhor avaliação estabelecida pelo sistema. “São utilizados equipamentos modernos com sistema de resposta imediata e monitoramento 24 horas por dia. O simulado que presenciamos foi muito bem planejado, inclusive com a participação da Semad. A população que mora perto das barragens já compreendeu a necessidade de participar desses exercícios para a sua própria segurança. Esse é um exemplo a ser seguido pelas grandes empresas no estado de Goiás”, afirmou o gerente de Acompanhamento de Pós-outorga e Segurança de Barragens da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marcelo Sales.



Fonte: Brasil Mineral, assine e tenha acesso a um vasto conteúdo de notícias do setor mineral

0 comentário
bottom of page