top of page

Serviço Geológico do Brasil Avança com projetos de investigação geológica



O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), lança os Mapas Geológico de Recursos Minerais e o Informe Técnico da Região de São Raimundo Nonato, resultado de um conjunto de projetos de investigação geológica.


Esses projetos têm como foco a integração de geologia, geofísica e geoquímica exploratória para expandir o conhecimento geológico do território nacional e identificar áreas propícias para prospecção mineral.


A região de São Raimundo Nonato é rica em depósitos minerais, incluindo a Província Mineral de Fosfato de Angico dos Dias, mineralizações de ferro em São Raimundo Nonato e outras mineralizações de Fe-Ti-V-(P) e Cu-Ni nas proximidades da Bahia e Piauí.


Os projetos envolveram mapeamentos geológicos e de recursos minerais, amostragens de rochas para análises petrográficas, litogeoquímicas e geocronológicas, além de descrição de testemunhos de sondagem e tratamento de dados aerogeofísicos e geoquímicos.


A análise dos testemunhos de sondagem trouxe informações cruciais sobre depósitos de fosfato e Cu-Ni, enquanto o estudo da arquitetura interna de corpos magnéticos permitiu a caracterização de litotipos mineralizados abaixo da superfície.


A aplicação de tratamento estatístico nos dados geoquímicos de superfície contribuiu para entender processos que controlam a variabilidade geoquímica dos elementos.


A integração desses dados permitiu identificar alvos prospectivos para mineralizações de fosfato, Fe-Ti-V e Ni-Cu, além de reforçar conhecimento sobre mineralizações já existentes.


Para mais informações e acesso aos Mapas Geológicos e de Recursos Minerais, consulte o site do SGB.


Fonte: Minera Brasil

0 comentário

Yorumlar


bottom of page