top of page

Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração será tema de painel no e-Mineração

Área que deve crescer nos próximos 5 anos, segundo palestrante, será tema do segundo painel da programação.


O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”. Os participantes irão discutir sobre as formas mais adequadas e modernas de implantação de projetos que serão responsáveis por boa parte dos investimentos dentro do setor nos próximos anos. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), ocorre virtualmente no dia 4 de julho. Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

Participarão do painel o fundador da Reta Engenharia, Ilso José de Oliveira, e o sócio da Alvarez & Marsal Consultoria Em Infraestrutura, Vinicius Oliveira Daher.

De acordo com Ilso, estudos apontam que, nos próximos cinco anos, o valor dos serviços de engenharia e construção demandados pelo setor de mineração responderão por cerca de 20% a 25% de todos os investimentos em obras industriais implantadas no Brasil.

“A atividade de implantação de projetos industriais é comprovadamente uma atividade complexa, que requer um forte esforço de gestão. Estatísticas confiáveis constatam que apenas de 50% a 60% dos projetos industriais implantados podem ser considerados projeto de sucesso total. Em torno de 40% a 50% são caracterizados como projetos com sucesso parcial ou fracassados”, destaca Ilso.

De acordo com o empresário, os dados estatísticos reforçam a existência de uma série de riscos que precisam ser pensados durante a atividade de implantação dos projetos, mas os mais importantes giram em torno das questões de segurança, meio ambiente e impacto social.

“Os principais riscos dizem respeito à segurança e integridade dos profissionais envolvidos, a segurança técnica das unidades e estruturas instaladas, atendimentos aos requisitos socioambientais estabelecidos na legislação pertinente, além dos riscos econômicos contemplando prazos, custos de execução e performance operacional”, afirma.

Ilso defende que para garantir um avanço nos processos de implantação de projetos e uma melhoria na eficácia é necessário investir em mais tempo e recursos nas fases de planejamento e engenharia.

“É preciso reconhecer que a atividade requer um esforço colaborativo já que envolve um elevado número de disciplinas, empresas e profissionais atuando simultaneamente e com atividades interdependentes. Devemos também aproveitar o conhecimento embarcado nas empresas que atuam no segmento, nas fases de estudos e planejamento. Abrir mão deste conhecimento pode significar aumentar riscos de insucesso”, completa.

Programação

O e-Mineração terá extensa programação com 7 painéis e várias rodadas de negócios. Para conferir o cronograma (clique aqui).

Serviço

e-Mineração 2023 Data: 4 de julho Horário: 8h30 às 18h Mais informações e inscrições (clique aqui).


Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

0 comentário

Comments


bottom of page