Com mais de 8 mil toneladas do metal valioso, a maior reserva de ouro do mundo está há anos fincada em um único lugar, confira!
Os bancos centrais de todos os países do mundo mudaram suas estratégias e desde o ano de 2010 passaram a ser aqueles que mais vendem do que compram, em relação ao ouro. Em meados de 2018, a atividade cresceu cerca de 36% no setor, chegando à 366 toneladas, um aumento considerável em relação aos anos anteriores. Nos dias atuais o cenário não está diferente, pois o ouro se valoriza no mercado ano após ano, se mantendo no topo dos metais mais vendidos/comprados no mundo inteiro. E desde 2017, um país ocupa o 1º lugar no ranking dos 10 bancos centrais com a maior reserva de ouro do mundo.
País com a maior reserva de ouro do mundo
Maior reserva de ouro nos EUA: Desde 2017 os Estados Unidos ocupam o 1° lugar com a maior reserva de ouro do mundo, possuindo mais de 8 mil toneladas de ouro em seus cofres. Em seguida, vem a Alemanha, com mais de 3 mil toneladas de ouro e a Itália, com mais de 2 mil toneladas.
Durante o sistema econômico de Bretton Woods, os EUA se ofereceram para guardar o ouro em troca de dólares. Há relatos de que ao menos 95% da reserva de ouro mundial ficou guardada com os norte-americanos. Anos depois foi constatado que a maior reserva de ouro nos EUA se consolidou justamente naquela época, pois mais de 75% das reservas estrangeiras continuam nos cofres dos EUA.
Em contraponto, temos a Rússia como a maior compradora de ouro, com mais de 224 toneladas, segundo a pesquisa da GFMS, uma consultoria especializada em análise do mercado de metais. O ano de 2018 obteve forte demanda de ouro, segundo o World Gold Council (WGC). O WGC constatou que a demanda no primeiro trimestre de 2018 cresceu cerca de 42%, com compras totais de 116,5 toneladas de ouro.
Veja a lista de países com a maior reserva de ouro do mundo
10 – Índia
O Banco da Índia guarda cerca de 557,3 toneladas de ouro. O valor é equivalente à 9,9% das reservas do país. Com população de 1,25 bilhões de pessoas, a Índia pode ser considerada uma das grandes consumidoras do metal.
09 – Holanda
A Holanda tem cerca de 52% de suas reservas em forma de ouro, equivalente à 612,45 toneladas. Com o problema de segurança em Amsterdã, o país transferiu cerca de 139 mil quilos de ouro para o Cash Center em 2022.
08 – Japão
Desde os anos 60, o Japão vem expandido sua reserva de ouro, possuindo atualmente cerca de 765,2 toneladas do metal precioso, totalizando 2,4% de suas reservas estrangeiras.
07 – Suíça
A Suíça possui 6,7% de reserva de ouro, cerca de 1.040 toneladas. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, o país se consolidou como centro comercial do ouro, mas atualmente esse papel está com Hong Kong e China.
06 – Rússia
A reserva de ouro da Rússia possui cerca de 970 toneladas atualmente, consolidada como a maior compradora de ouro no mundo.
05 – China
Com o papel de maior produtor de ouro do mundo, a China atualmente possui 2.257 toneladas de ouro nos seus cofres.
04 – França
A França possui em torno de 2.435,7 toneladas em sua reserva de ouro. Apesar da queda nos investimentos do metal, o país permanece ocupando o 4º lugar no ranking de maior reserva de ouro do mundo.
03 – Itália
Em 3º lugar, a Itália possui atualmente cerca de 2.451,8 toneladas de ouro em seus cofres. Diferentemente de outros países, a Itália não teve muitas oscilações no valor de seus cofres.
02 – Alemanha
Em 2º lugar, a Alemanha atualmente está com 3.381 toneladas de ouro, cerca de 68,9% de suas reservas estrangeiras. No ano de 2017, o Banco Central da Alemanha fez um anúncio, dizendo que iria repatriar em torno de 743 toneladas de ouro dos cofres de Paris e Nova York, avaliados em mais de 30 bilhões de dólares. Essa medida foi necessária para aumentar a confiança na produção do metal e acabar de vez com a preocupação sobre a reserva de ouro alemã cair nas mãos da Rússia.
01 – Estados Unidos
E liderando o ranking, consolidado há anos como a maior reserva de ouro do mundo, os Estados Unidos possuem mais de 8 mil toneladas de ouro em seus cofres. Mesmo que nos últimos 50 anos tenham acontecido algumas quedas em investimentos e afins, a maior reserva de ouro nos EUA ainda possui cerca de 74,9% do metal precioso internacional.
De fato, os Estados Unidos é um dos poucos países com a reserva de ouro mais estabilizada do mundo, algo que garante aos norte-americanos esse merecido 1º lugar.
Fonte: Click Petróleo e Gás
コメント