O Terminal de Uso Privado (TUP) de Enseada, na Bahia, obteve na quarta-feira (7) a licença definitiva para realizar operações de exportação de minério de ferro. A licença emitida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o porto localizado em Maragojipe, próximo a Salvador, tem validade de 25 anos.
O documento autoriza o TUP a armazenar e movimentar granéis sólidos minerais, além de cargas gerais e equipamentos de grandes dimensões, como torres e pás para plantas de energia eólica. A licença também amplia a área do terminal para 740 mil metros quadrados, o que, segundo a Enseada, faz do terminal "um dos maiores portos em operação" no Nordeste brasileiro.
O terminal possui cinco berços de atracação e calado de 13 metros. O TUP iniciou as operações com minério de ferro em meados do ano passado, com o embarque da matéria-prima siderúrgica produzida pela Brazil Iron com destino à China.
De acordo com a Enseada, desde então o TUP já armazenou e movimentou 308 mil toneladas de minérios oriundos de minas da Bahia. "Foram sete carregamentos de 44 mil toneladas cada realizados com pleno êxito por nossa equipe, o que já nos coloca como o maior porto de minério em operação na Bahia", afirmou em nota o diretor Industrial da empresa, Mário Moura.
O presidente da Enseada, Maurício Almeida, salientou que, com a licença obtida após três anos, a empresa "mantém sua vocação de construção de projetos offshore e industriais" e também passa a atuar no segmento portuário, tornando-se "um player relevante para o setor".
Ele observou que, com a licença definitiva, o TUP "implementará uma nova rota para exportação das commodities da Bahia gerando desenvolvimento e oportunidades para a região do recôncavo".
"Reposicionamos a companhia e no meio de uma grave pandemia voltamos a contratar e gerar renda. Hoje oferecemos nossas instalações para a indústria nacional, em uma agenda industrial convergente e competitiva, que resultará em criação de valor para nossa empresa e clientes. Tudo isso com segurança jurídica, sólida governança e uma forte política de sustentabilidade", disse.
Almeida participou do ato da concessão da licença realizado na sede do Ministério da Infraestrutura, em Brasília, que teve também as presenças do titular da Pasta, Tarcísio de Freitas, do ministro da Cidadania, João Roma, do diretor-presidente da Antaq, Eduardo Nery, e de outras autoridades.
Fonte: Notícias de Mineração do Brasil
Assinem ao NMB e tenha acesso a esse e outros conteúdos exclusivos.
Comments