top of page

Nova mina sustentável em Belo Horizonte está prestes a iniciar operações

  • jurimarcosta
  • 24 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

Uma nova mina localizada nos limites das cidades de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, está prestes a iniciar suas operações, prometendo ser um dos empreendimentos mais sustentáveis do setor em Minas Gerais.


A licença ambiental está na fase final de análise pelos órgãos estaduais e deve ser concedida até o próximo mês, com o início das operações planejado para outubro, resultando na criação imediata de 2 mil postos de trabalho.


A Mineração Morro do Ipê, responsável pelo empreendimento, assegura que todas as atividades da mina Tico-Tico serão conduzidas de acordo com as normas estabelecidas na Lei 14.066, de 2020, que instituiu a nova Política Nacional de Segurança das Barragens.


Essa lei proíbe estruturas do tipo “a montante,” que foram utilizadas pela Samarco em Mariana e pela Vale em Brumadinho. Ambas as tragédias resultaram em rompimentos de barragens com consequências devastadoras.


A Mineração Morro do Ipê já possui estruturas desse tipo inativas e utiliza um filtro-prensa na mina Ipê, outro projeto da empresa em operação desde 2017. Esse equipamento permite a filtragem e empilhamento dos resíduos de mineração sem a necessidade de barragens de rejeitos.


Cristiano Parreiras, diretor de Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, explicou que a empresa possui três barragens de rejeitos que estão atualmente inativas e estáveis. Elas estão em processo de descaracterização, ou seja, deixarão de funcionar como barragens. A empresa já submeteu os projetos de descaracterização das barragens aos órgãos competentes e aguarda a aprovação para iniciar o processo.


*Com informações de O Tempo

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page