top of page

Nexa reforça compromissos ESG em novo relatório de sustentabilidade

Companhia busca a redução das emissões em 20%, de 10% no consumo de água nas unidades de mineração e metalurgia e o alcance de 30% de mulheres na força de trabalho




A Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, divulgou nesta terça-feira (04/07) seu Relatório de Sustentabilidade 2022. O documento destaca o novo propósito da companhia, integrar a mineração a um mundo em constante mudança como uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável.

A companhia reforça seus compromissos ESG (ambiental, social e governança) até 2030 no documento, elaborado com base nas diretrizes do Integrated Reporting Council (“IIRC”) e da Global Reporting Initiative (“GRI”), além das diretrizes do Sustainability Accounting Standards Board (“SASB”) e recomendações do Task Force on Climate-Related Financial Disclosure (“TCFD”).

O relatório detalha os resultados conquistados pela Nexa, uma das produtoras de zinco com a menor pegada de carbono do mundo, tendo a emissão média de 0,36 tCO2 e por tonelada de zinco e óxido de zinco vendida, considerando os escopos 1 e 2.

No relatório estão disponíveis todas as iniciativas da companhia ao longo de 2022, além de ressaltar o EBITDA ajustado recorde de US$ 760 milhões e o início das operações da mina polimetálica Aripuanã, maior investimento da Nexa no Brasil, na ordem de US$ 632 milhões no Mato Grosso.

“Somos uma empresa com 65 anos de expertise e que tem o propósito de construir uma empresa que se transforma de acordo com as mudanças do mundo. Por meio desse relatório de sustentabilidade queremos mostrar como a Nexa pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor”, afirma Ignacio Rosado, CEO da Nexa.

Em 2022, a Nexa atualizou seu programa ESG, anunciando novos compromissos ambientais, sociais e de governança a longo prazo, em diversas áreas de atuação, como uso e descarte de água, segurança, pluralidade (diversidade, equidade e inclusão), além de ter como uma de suas principais metas a redução de emissões de gases de efeito estufa (“GEE”) alcançando o net zero até 2050.

Conectada aos compromissos e metas relacionados a aspectos sociais, a Nexa tem buscado um ambiente mais plural, com oportunidades, reconhecimento e acolhimento para todos. “O setor mineral pode e deve ser um ambiente mais diverso, com multiplicidade de ideias, origens, raças, etnias, gêneros, orientações e gerações, além de inclusivo, no qual há espaços preparados para receber profissionais portadores de deficiências. Esse é o caminho que temos adotado para construir uma cultura organizacional capaz de alcançar a todos”, comenta Rosado.


Transparência como aspecto fundamental


O relatório traz ainda os principais resultados financeiros e de produção, além das ações desenvolvidas nos âmbitos da responsabilidade social, relação com colaboradores, fornecedores e stakeholders importantes para atuação da Nexa.

A empresa revisou todos os tópicos relevantes e incluiu novos temas importantes para estratégia de negócios relacionada aos aspectos ESG. O relatório produzido pela Nexa é assegurado por uma auditoria externa e independente, que valida todos os dados e informações divulgados.


Acesse o relatório completo (clique aqui).


Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

0 comentário

Comentários


bottom of page