Moçambique: Vale é reconhecida por desempenho na luta contra a Covid-19



A Vale em Moçambique foi reconhecida pelo trabalho que tem desenvolvido na luta contra a pandemia do novo coronavírus. O Governo Provincial de Tete atribuiu à empresa um certificado de mérito que reconhece a forte contribuição da Vale na procura de soluções globais para enfrentar a Covid-19.

As autoridades locais reconheceram também o trabalho interno que a empresa tem realizado para proteger a vida dos seus colaboradores e das comunidades em que opera. Foi destacado o fato da Vale ser uma das principais financiadoras das pesquisas epidemiológicas que estão sendo feitas nos grupos de risco identificados pelas autoridades de saúde.

Na última semana, Max Tonela, Ministro de Recursos Naturais e Energia, enalteceu também o papel da empresa no desenvolvimento econômico da região e do país. O governante visitou as operações da Vale em Moatize, Tete, e destacou o fato da empresa manter toda a sua força de trabalho, apesar dos impactos provocados pela pandemia.

“A administração da empresa tomou decisões para proteger o emprego e não houve redução de mão-de-obra”, frisou Max Tonela, mostrando-se otimista em relação a uma retoma gradual dos mercados. O Ministro lembrou ainda o fato do “carvão ser o principal produto de exportação em Moçambique”.

Desde que se iniciou o surto de coronavírus, a Vale adotou de forma proativa inúmeras medidas de prevenção. O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar dos seus trabalhadores, dos parceiros de negócio e da sociedade civil em geral.

Em abril, a empresa assinou com o governo um memorando de entendimento que garantiu a Moçambique uma contribuição de US$ 2 milhões. Esta ajuda humanitária, destinada a várias províncias do país, incluiu equipamentos hospitalares, material de higiene, itens de proteção individual para os profissionais de saúde e 80 mil testes rápidos.

A empresa tem como prioridade máxima a vida e segue todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em estreita articulação com as orientações do Misau – Ministério da Saúde de Moçambique.

Fonte: Portal da Mineração

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.