Mineração Usiminas investe em planta de filtragem de rejeitos


A Mineração Usiminas (Musa) obteve na segunda-feira, 1º de junho, a licença de seu Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados. Conhecido também como Dry Stacking, o novo sistema vai permitir à Musa dar fim ao ciclo de uso das barragens para a disposição dos rejeitos gerados no processo de beneficiamento de minério.  Após a instalação do novo sistema, a Musa será um dos primeiros grandes empreendimentos do gênero no país a utilizar a tecnologia.


Com investimentos da ordem de R$ 160 milhões, será construída uma planta de filtragem, bem como as estruturas necessárias para conectar o novo sistema ao processo de beneficiamento. O valor também engloba a preparação da área que irá receber os rejeitos, formando uma pilha, e o transporte do material entre os dois pontos.

“O projeto do dry stacking é resultado de um trabalho iniciado em 2016, com os primeiros estudos, para alinharmos as operações da Musa às novas tecnologias e padrões de excelência nacionais e internacionais, gerando mais conforto para a população da região. Dessa forma, a empresa continua investindo, crescendo e evoluindo com tecnologia de ponta, reafirmando o compromisso da nossa companhia com a sustentabilidade”, afirma o diretor presidente da Mineração Usiminas, Carlos Hector Rezzonico.


Fonte: Portal da Mineração.

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.