top of page

Mineração Morro do Ipê obtém licença para iniciar as atividades em Tico-tico

A LO autoriza o início da operação do empreendimento, que fica localizado em Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas.


A Mineração Morro do Ipê obteve, nesta sexta-feira (29), decisão favorável pela aprovação da Licença de Operação (LO) da Mina Tico-Tico. A LO autoriza o início da operação do empreendimento, que fica localizado em Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas. A votação foi realizada durante a 103ª Reunião Ordinária Câmara Técnica Especializada de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

De acordo com a empresa, foram 20 meses de obras com o envolvimento de 4 mil funcionários, além da geração direta de 1.200 postos de trabalho. A Mineração Morro do Ipê investiu R$1,3 bilhão no Projeto Tico-Tico. Com esse investimento, a produção de minério de ferro da empresa será triplicada, passando das atuais 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro para mais de 9 milhões de toneladas por ano, sendo 6 milhões de toneladas de um minério premium, que será exportado para todo o mundo.

Jayme Nicolato, CEO da Mineração Morro do Ipê, reforçou que o novo projeto utiliza práticas sustentáveis. “O projeto TT foi implementado utilizando várias práticas sustentáveis que vão minimizar nosso impacto ambiental, maximizar nossa eficiência e proteger a saúde e segurança de nossa comunidade”, reforça Jayme.

Cristiano Parreiras, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Mineração Morro do Ipê, complementa que desde o início de suas atividades, a Mineração Morro do Ipê prioriza a contratação de mão de obra local e de fornecedores da região, gerando e circulando renda nas comunidades próximas. “A Mina Tico-Tico é um empreendimento inovador e sustentável, que contará com um filtro-prensa para que 100% do resíduo de minério seja tratado, dispensando a necessidade de barragens. Segundo ele, este material filtrado pode virar tijolos e bloquetes para construção civil. “Parte do piso do estacionamento do escritório da Mina do Ipê foi construída com esse tipo de material”, complementa.

A edição mais recente da Brasil Mineral traz matéria com os vários investimentos em minério de ferro do Brasil, com mais detalhes da mina Tico-tico, confira clicando aqui.


Fonte: Brasil Mineral

0 comentário

Comments


bottom of page