As estacas de fundação são responsáveis por transmitir as cargas de uma edificação na superfície para o solo, imagina a importância delas nas fundações de uma mina? É o caso de uma operação na região de Canaã dos Carajás, no Estado do Pará, onde a Tecnosonda foi contratada para este serviço. Lá, nas novas esteiras estão sendo executadas 1260 estacas raiz e nas edificações 3126 estacas hélice e 780 estacas escavadas, ambas de até 1000 mm de diâmetro, chegando a um total de 5166 estacas em execução. Especialista em projetos de grande escala, a Tecnosonda abrange áreas cruciais, tais como as fundações em estaca raiz do novo Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), as estacas escavadas e hélices dos prédios de britagem e classificação.
O escopo desses contratos abrange desde a execução das fundações, geotecnia, até testes de carga estáticas e dinâmicas, tudo o que envolve um projeto em termos de segurança e qualidade. Em agosto de 2022, a empresa chegou na região de Canaã dos Carajás, encontrando um dos maiores projetos de mineração do mundo, que se destaca pela incorporação de tecnologias inovadoras de extração e processamento de minério, com destaque para a utilização de transportadores de correia de longa distância e caminhões autônomos, o que proporciona maior eficiência operacional e redução de impactos ambientais.
Ao assumir este desafio, a Tecnosonda demonstrou seu compromisso com a qualidade, segurança e excelência para um projeto que impacta o cenário mundial. Com uma equipe qualificada e o comprometimento com práticas ambientais e de segurança, a Tecnosonda leva em conta não apenas o cumprimento dos prazos e metas estabelecidos, mas também a busca por soluções inovadoras e sustentáveis. A empresa reafirma sua expertise técnica e sua capacidade de atuar em projetos de grande escala e relevância, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de mineração e para o crescimento sustentável do país.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Comentarios