Dentre as dez grandes empresas de mineração que mais se valorizaram em setembro, há três delas com operações no Brasil.
Nos quatro principais setores que compõem as listagens na TSX e TSX Venture, do Canadá (Serviços Financeiros, Petróleo e Gás, Infraestrutura e Mineração), o de mineração foi o que registrou a melhor performance no mês de setembro., com uma desvalorização média de -3%, contra -6% de infraestrutura, -7% e -11% de petróleo e gás. Considerando-se, no entanto, apenas as grandes empresas, a valorização no setor de mineração em setembro foi de +5%.
Dentre as dez grandes empresas de mineração que mais se valorizaram em setembro, há três delas com operações no Brasil: a Sigma Lithium, a Ero Copper e a Kinross, sendo que as duas primeiras lideraram a valorização no segmento com +24% e + 23%, respectivamente. A Kinross obteve a quinta maior valorização no segmeno, com +21%. A Sigma Lithium está implantando o projeto de níquel Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, a Ero Copper opera minas de cobre na Bahia e implanta um projeto de cobre no Pará, enquanto a Kinross possui a mina de ouro a céu aberto com menor teor no mundo, localizada em Paracatu (MG).
Em termos de valor negociado no mês, nas bolsas canadenses o setor de mineração ficou em quarto lugar, com 48,2 bilhões de dólares canadenses. A liderança ficou com os serviços financeiros, com 113,8 bilhões de dólares canadenses, seguido por petróleo e gás (C$ 81,1 bilhões) e infraestrutura (C$ 48,5 bilhões).
Fonte: Brasil Mineral
Comments