A Jaguar Mining e a Inovamall desenvolveram o programa denominado PDAM (Plano Diretor de Automação das Minas) para aplicar tecnologias para automação de dados e processos, e, com isso, facilitar os trabalhos dos colaboradores com a rapidez e melhoria de processo, reduzindo os custos operacionais. "Para a elaboração de um PDAM para as minas da Jaguar Mining, a Inovamall desenvolveu, sob âmbito tecnológico e negócios, um modelo de inovação com o que há de melhor e mais atual em termos de tecnologia e gestão de projetos de forma ágil. Isso garante o investimento a curto, médio e longo prazo, a fim de viabilizar projetos em automação de processos, otimização dos ativos existentes, visando a revolução Industrial 4.0 e seus benefícios, sempre de forma pragmática e sustentável", comenta Rogério Rabelo, Diretor Executivo da Inovamall.
Com a implantação do PDAM, via Inovamall, a Jaguar Mining pretende ampliar a infraestrutura de comunicação por meio de internet Wi-Fi e, consequentemente, trazer tecnologias de acordo com os requisitos de cada sistema. "Primeiro precisamos criar uma estrutura de comunicação de dados que suporte o plano de curto, médio e longo prazo do PDAM. Assim conseguimos avançar conectando as tecnologias para suportar o desenvolvimento tecnológico", afirma Roberto Piragibe, Gerente Geral de Projetos, Engenharia e Meio Ambiente da Jaguar.
O coordenador de TI da Jaguar Mining, Jaime Porto, comenta que no futuro haverá ainda mais recursos tecnológicos, graças à possibilidade de atuação em carros autônomos dentro das minas por meio do backbone. “Para implantar o PDAM, a Inovamall levantou informações de duas unidades para apurar a melhor estratégia de implantação”, disse o coordenador. Por meio de uma rede subterrânea de wi-fi em conjunção com equipamentos terminais adequados, a companhia terá disponíveis canais de comunicação para serviços de transmissão de dados, voz e imagem. “Dessa forma, a Jaguar terá um sistema de comunicação mais eficiente possibilitando maior segurança com o tracking de pessoas, uma vez que a empresa tem na mina de Turmalina 77km desenvolvidos, sendo 15km ativos (12km de rampa e 3.7km de subníveis), já na Mina de Pilar, tem 41 km desenvolvidos, sendo 23km de ativos (6 km de rampa e 17km de subníveis)".
Fonte: Brasil Mineral
Comments