Isenção no IPTU em 2022 é liberada para beneficiários do INSS; veja quem pode

O interessado deve verificar como ocorre o procedimento em sua cidade, uma vez que as regras diferem em cada região



O pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) pode ser isentado para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o interessado deve verificar como ocorre o procedimento em sua cidade, uma vez que as regras diferem em cada região.


No Rio de Janeiro, por exemplo, a exigência para ter a isenção no IPTU é ser pessoa física, ser proprietário do imóvel ou possuidor de um único imóvel e ter uma renda bruta igual ou inferior a três salários mínimos.


Embora cada cidade tenha suas exigências em particular, existem algumas regras que podem ser consideradas gerais. A maioria dos municípios exigem que o beneficiado tenha apenas um único imóvel para ter direito à isenção do imposto.


Além disso, outro requisito é não ter renda superior a cinco salários mínimos mensais. Ainda, o valor da propriedade não pode ultrapassar o limite entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão.


Especificamente no Rio de Janeiro, a exigência para o segurado é menor, sendo de três salários mínimos e ter mais de 60 anos de idade. O imóvel precisa estar cadastrado na prefeitura, não pode ser alugado, sendo o mesmo de uso do aposentado.


Vale ressaltar que a isenção do IPTU pode ser prorrogada mesmo após a morte dos beneficiários, uma vez que a propriedade servirá de moradia para os dependentes do contribuinte. Porém, também será necessário que o morador tenha uma renda mensal de até três salários mínimos.


Como solicitar a isenção do IPTU?

Pegando ainda o Rio de Janeiro como exemplo, para solicitar a isenção do IPTU, o aposentado interessado pode realizar o pedido pela internet ou se preferir presencialmente. Por meio virtual, basta acessar o site da prefeitura do Rio de Janeiro.


Na sequência, clique em “Reconhecimento de Imunidade, Isenção e Não Incidência” e preencha um formulário específico, encontrado em “documentação necessária”. Para encerrar o procedimento, basta enviar os documentos e clicar em “acesse aqui”.


Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/

0 comentário