top of page

Interdição de operações da Vale põe mercado de minério de ferro em alerta

As interdições nas operações da Vale no Rio de Janeiro foram bem breves, mas elas ressaltam o risco regulatório enfrentado pelo segundo maior exportador de minério de ferro do mundo e elevam o alerta entre produtores e compradores em relação ao fornecimento da commodity.


A ação das autoridades do Rio provavelmente manterá produtores e compradores de minério de ferro em alerta, em meio a um mercado global sustentado pela forte demanda chinesa. A Vale embarcou cerca de 60.000 toneladas por dia do Terminal da Ilha da Guaíba no primeiro trimestre de 2021.

"Existe uma dose de imprevisibilidade grande de a gente saber qual vai ser o próximo alvo", disse o analista de research da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman.

"Fica o sinal de alerta no sentido de que, do mesmo jeito que o Rio fez isso, é possível que outros estados, especialmente os limítrofes, também façam um aumento em sua inspeção", completou.

Uma cadeia de eventos semelhantes, entre interdição e liberação, ocorreu no terminal da siderúrgica CSN, no porto de Itaguaí. A prefeitura de Itaguaí interditou, na sexta-feira (16), o Porto de Itaguaí por crimes ambientais. As irregularidades teriam sido cometidas pela CSN Tecar e Sepetiba Tecon, que operam no terminal, ao descartarem materiais como minério de ferro na Baía de Sepetiba.


No mesmo dia, a CSN e a CSN Mineração voltaram a operar no local. Na segunda-feira (19), veio a confirmação de que a prefeitura havia liberado o porto após um acordo entre o executivo municipal e o Instituto Nacional do Ambiente (Inea) para que o órgão ambiental assuma as ações de fiscalização da adequação ambiental da CSN Tecar e da Sepetiba Tecon.





As informações são da Bloomberg/ Notícias de Mineração

 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page