top of page

Iniciativas de descarbonização da Alcoa são reconhecidas pela Abrace e MME

  • jurimarcosta
  • 20 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Nos últimos três anos, foram investidos R$ 1,6 bilhão em projetos que promovem a transformação dos processos produtivos da empresa


Após visita à Alcoa Poços de Caldas, representantes da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) e do Ministério de Minas e Energia (MME) avaliaram como positivos os avanços em inovação e sustentabilidade da empresa rumo à transição energética, que contribuem para alcançar a ambição de Net Zero (zero emissões de carbono) até 2050.


A gerente de Meio Ambiente e Licenciamento da Alcoa Poços de Caldas, Sarah Pimenta, destacou que os investimentos de R$ 1,6 bilhão nos últimos três anos em projetos que promovem a transformação dos processos produtivos da empresa, desde a extração da bauxita até o refino e a redução para substituir combustíveis fósseis e combater as mudanças climáticas.


“A unidade já reduziu em 30% as taxas de emissões de carbono em relação aos níveis de 2019, investindo em tecnologia e práticas sustentáveis, como reciclagem de alumínio nos processos produtivos, operação de caldeiras elétricas na refinaria e implementação do Filtro Prensa, que permite a disposição de resíduo de bauxita à umidade natural”, comentou Sarah Pimenta.


A Abrace foi representada pelo presidente Paulo Pedrosa, Jéssica Guimarães, Letycia Pedroza, Vagner Vargas e Victor Iocca. Já do MME estiveram presentes Leandro de Oliveira Albuquerque, diretor de Programas na Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento; José Luiz Ubaldino de Lima, diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral, e Sérgio Soares Ayrimoraes, coordenador Geral de Estudos Integrados.


O grupo foi recepcionado por Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação, Juliana Noronha, gerente de Relações Institucionais, Rafael Garrio, gerente Comercial de Energia, Daniel Soares, gerente Regional de Meio Ambiente, e Sarah Pimenta, gerente de Meio Ambiente e Licenciamento, e Jéssica Milani, gerente de Energia.


Leandro Albuquerque afirmou que os projetos da Alcoa com foco em descarbonização e tratamento de resíduos são exemplos a serem compartilhados no setor.


“Eles têm uma grande aderência ao que estamos buscando, que são experiências que reduzam as emissões de carbono e garantam maior sustentabilidade das operações. Pretendemos usá-los como exemplo na elaboração dos planos que estamos trabalhando, como o Plano Clima e Nova Indústria Brasil, entre outros, desenvolvidos em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente e da Indústria”, destacou.


Já Paulo Pedrosa, presidente executivo da Abrace, reforçou que a visita proporcionou conhecimentos práticos sobre as indústrias que investem na transição energética.


“A vivência na indústria fortalece a nossa linha de argumentação e o diálogo nas nossas diversas frentes. É preciso analisar as indústrias que consomem energia e dar competitividade para ampliação da produção do país para abastecer o mercado doméstico e exportar produtos verdes para o mundo”, disse.



Fonte: Revista Mineração e Sustentabilidade

 
 
 

コメント


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page