top of page

IBRAM comemora inclusão da mineração no novo projeto de lei

  • jurimarcosta
  • 29 de mai.
  • 1 min de leitura


O instituto enfatiza que defendeu tão somente a sua reinserção nos processos de licenciamento, sem abrir mão do rigor da análise, por parte das autoridades competentes, dos requerimentos encaminhados pelas mineradoras.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) considerou importante a inclusão da mineração entre os setores econômicos sujeitos às novas regras do licenciamento ambiental, conforme decidido pelo Senado Federal, do dia 21 de maio. Na tramitação do projeto de lei nº 2.159/2021, que atualiza a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, na Câmara dos Deputados, o setor havia sido excluído das novas regras. Diante disso, o IBRAM limitou-se a argumentar unicamente a favor da reinserção da mineração – um dos mais relevantes setores econômicos do Brasil –, em simetria com outras atividades empresariais. O instituto enfatiza que defendeu tão somente a sua reinserção nos processos de licenciamento, sem abrir mão do rigor da análise, por parte das autoridades competentes, dos requerimentos encaminhados pelas mineradoras.

Na avaliação do IBRAM, os senadores souberam reconhecer a validade dos argumentos apresentados pelo setor mineral, em especial, os relatores do projeto nas respectivas comissões: Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senadora Tereza Cristina (PP-MS), e Comissão de Meio Ambiente, senador Confúcio Moura (MDB-RO). O IBRAM espera que a Câmara dos Deputados, na nova apreciação do projeto, mantenha a decisão tomada pelos senadores.


Fonte: Brasil Mineral

 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page