top of page

Governo quer ouvir opinião do setor sobre plano para pesquisa de recursos minerais

  • jurimarcosta
  • 6 de jun.
  • 2 min de leitura

Planejamento Decenal de Mapeamento Geológico e Levantamento de Recursos Minerais define áreas prioritárias para pesquisa entre 2026 e 2035


O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública para coletar sugestões que irão nortear o Plano Decenal de Mapeamento Geológico e Levantamento de Recursos Minerais 2026-2035 (PlanGeo). O objetivo é identificar, com o apoio da sociedade civil e do setor produtivo, as áreas estratégicas para futuras pesquisas voltadas à transição energética, segurança alimentar e inteligência mineral.


Prazo e participação


As contribuições podem ser enviadas até 15 de junho de 2025 por meio de formulário disponível no site do Serviço Geológico do Brasil (SGB), órgão vinculado ao MME e responsável pela implementação do plano. Segundo o ministério, os dados obtidos por meio da consulta servirão para orientar políticas públicas, impulsionar a pesquisa mineral e ampliar o conhecimento geológico em regiões com potencial de exploração.


A participação é aberta a cidadãos, pesquisadores, empresas e instituições interessadas no desenvolvimento do setor mineral brasileiro. Além disso, o PlanGeo visa estabelecer uma base técnica sólida para garantir previsibilidade e transparência nas decisões relacionadas ao uso dos recursos naturais.


Diretrizes estabelecidas


A consulta pública segue as diretrizes da Portaria Normativa nº 72/GM/MME, publicada em 13 de março de 2024, que define os princípios norteadores do plano. Entre eles estão a geração de conhecimento para o desenvolvimento do país, a adesão a estratégias de planos setoriais nacionais e a promoção da participação social no planejamento de longo prazo.


As propostas enviadas serão analisadas para compor o plano que terá validade de dez anos, de 2026 a 2035. A iniciativa reforça o papel do Estado na definição de prioridades de pesquisa mineral alinhadas a demandas econômicas, sociais e ambientais emergentes.



Fonte: Minera Brasil

 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page