top of page

GHT lança transportadores para equipamentos com material rodante

A novidade chega ao Brasil graças à parceria com a fabricante Sleipner Finland


Transportador facilita o deslocamento das máquinas pesadas


O Grupo Hidrau Torque (GHT) lança no Brasil dois modelos de transportadores para equipamentos com material rodante. Fabricados pela empresa finlandesa Sleipner, os lançamentos trazidos pelo GHT reduzem o tempo de deslocamento, custos com manutenção e aumentam a disponibilidade dos equipamentos. A segurança é outro ganho proporcionado pelo transportador, graças ao baixo centro de gravidade capaz de estabilizar o carregamento e o descarregamento das máquinas de grande porte.


O gerente Comercial do GHT, Plínio Panza, detalha que os equipamentos de esteira têm o material rodante desenvolvido para pequenas manobras e não para tráfego. Por isso, Panza acrescenta que o deslocamento oferece riscos de desgaste até a quebra do chassis do equipamento. “Ao utilizar o sistema com pneus, o transportador tem total aderência no chão para trafegar com segurança. Quando o equipamento está sobre o transportador, é necessário utilizar o modelo de caminhão definido e com o dimensionamento adequado, que será o responsável por puxar o conjunto”, enfatiza o gerente Comercial, ao listar que o tamanho do equipamento transportado e a inclinação do terreno são alguns fatores de influência na escolha do caminhão.


Ainda no aspecto relacionado à manutenção, o transportador facilita o deslocamento das máquinas pesadas até as oficinas. A manutenção preventiva recomendada pelo fabricante deixa de ser feita na cava e passa a ser conduzida em ambiente controlado. A infraestrutura evita vazamentos de lubrificantes para o meio ambiente ao mesmo tempo em que protege o motor e os componentes hidráulicos contra a poeira.


O dimensionamento, acrescenta Panza, também é determinante na escolha do transportador, que pode ser da série E ou DB. No caso da série E, o modelo é exclusivo para o transporte de escavadeiras de 23 a 565 toneladas, reduzindo em 85% o tempo de deslocamento e aumentando a produtividade em até 20%. De acordo com a fabricante Sleipner, é possível reduzir em 50% os gastos com material rodante.


Já a série DB destina-se à movimentação de tratores de esteira de grande porte, perfuradoras e outros equipamentos pesados com lagartas de até 130 toneladas. Com uma plataforma basculante, pequeno raio de curvatura e maior distância ao solo, a linha DB atinge velocidades de 15 a 30 km/h, agregando mais flexibilidade operacional e menor demanda de manutenção no chassi.


“Com os transportadores da Sleipner, o GHT amplia o portfólio de soluções para mineração e para obras de infraestrutura como barragens, portos, entre outras que demandam a movimentação dos equipamentos”, lista Panza. Segundo ele, o transportador para equipamentos com material rodante é um investimento com payback efetivo e diversos ganhos na segurança e na produtividade das operações.


Fonte: Conexão Mineral



0 comentário

Comments


bottom of page