top of page

Financiamento do setor mineral e mercado de capitais são temas de seminário


O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Ministério de Minas e Energia (MME) buscam promover novos instrumentos de captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos minerais no Brasil, via mercado de capitais. Para isso, eles promoverão em conjunto o seminário gratuito “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”, em 29 de setembro, de 09h às 13h.

"O encontro virtual pretende reforçar a importância desta agenda e estreitar o relacionamento entre o setor mineral e o mercado de capitais, visando, especialmente, a ampliação das oportunidades de financiamento e a atração de novos investimentos", disse o Ibram em nota.

Conforme o instituto, a abertura do evento contará com a participação do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), Alexandre Vidigal, e do presidente do Conselho Diretor do Ibram, Wilson Brumer. A palestra inicial, "O Futuro do Investimento e as Oportunidades em Mineração", será ministrada pelo estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

O Ibram informou que o seminário será dividido em três painéis. O primeiro terá o tema "Mercado de capitais - Brasil, Canadá e UK" e será moderado por Brumer. Participarão do painel o diretor da B3, Rogério Santana; o Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa; o diretor para América do Sul e representante da Toronto Stock Exchange (TSX), Guillaume Légaré; e o diretor de Mercados Primários das Américas do Grupo da Bolsa de Valores de Londres, Chris Mayo, além de um porta-voz de uma empresa mineradora.

"Serão debatidos, entre vários temas, a criação de um ecossistema de investimento de longo prazo e de risco em mineração e a necessidade de um arcabouço regulatório específico, a partir dos exemplos recentes", declara.

O segundo painel, "Novos Mecanismos de Financiamento e Compromissos Socioambientais", conforme o Ibram, debaterá "como os novos mecanismos de financiamento podem melhorar os compromissos socioambientais do setor e como atingir projetos de pequeno e médio portes". Ele será moderado pela Executiva da A10 Investimentos, Ana Cabral, e contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros: o especialista em Finanças Climáticas, ESG e Finanças Sustentáveis, Marco Antonio Fujihara; a diretora da B3 Ana Buchain; e a diretora do Financiamento de exportação do Reino Unido no Brasil, Maria Luqueze.


Já o terceiro e último painel será sobre "Regulação e Financiamento". "Ele discutirá temas como uso do título minerário como garantia, as necessidades de alterações normativas, como a resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), que trata dos novos conceitos de Recursos e Reservas e o registro de contratos de royalties e streaming", disse o Ibram.

Ele será moderado pela secretária-adjunta da SGM/MME, Lília Mascarenhas Sant'Agostino, e contará com a participação do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tomás Antônio Albuquerque; o presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Maurício Azevedo; o diretor-presidente do Ibram, Flávio Penido; e o gerente nacional da Amarillo Gold, Arão Portugal.

As inscrições para o seminário "Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais" podem ser feita através do link abaixo:





Fonte: Noticias de Mineração do Brasil

0 comentário
bottom of page