top of page

Exposibram em Salvador: Para a Vale, a indústria mineral pode estar em seu melhor momento

  • jurimarcosta
  • 30 de out.
  • 1 min de leitura

Para Gustavo Pimenta, da Vale, os minérios críticos e estratégicos serão o petróleo do próximo século”.

ree

A abertura oficial da Exposibram 2025, em Salvador, marcou um ponto de convergência entre governo, indústria e sociedade: a mineração é um pilar estratégico para a transição energética e para o futuro do Brasil, essencial para a descarbonização e para o desenvolvimento social. “Talvez estejamos no melhor momento da indústria”, afirmou Gustavo Pimenta, da Vale, destacando o papel dos minérios críticos e estratégicos como “o petróleo do próximo século”.


A Bahia desponta como protagonista nesse cenário. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, ressaltou a diversidade do subsolo baiano e o avanço de projetos voltados à verticalização e à industrialização local. “Não queremos mais exportar apenas commodities. Queremos atrair o processamento dos minerais aqui”, disse, citando iniciativas como a produção de fertilizantes da Galvani, a futura indústria de vidro solar a partir de areia produzida pela Homerun e o projeto de ferro verde da Brazil Iron no estado.


Representando o Ministério de Minas e Energia, Ana Paula Bittencourt reforçou que a mineração voltou à pauta de governo, com 18 ministérios participando do Conselho Nacional de Minerais Estratégicos. “O mundo está ávido por minerais, e o Brasil é um parceiro confiável”, afirmou, destacando a meta de uma mineração “forte, sustentável e inclusiva”.


Encerrando o painel, o governador Jerônimo Rodrigues defendeu o diálogo com a sociedade e a superação dos preconceitos históricos. “A mineração precisa ser inclusiva, gerar cidadania e não apenas riqueza. O maior crime ambiental é uma criança passar fome”, resumiu, sintetizando o novo olhar social sobre o setor. (Mara Fornari)


Fonte: Brasil Mineral

 
 
 

Comentários


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page