Equinox reinicia operações na mina de ouro Los Filos

A Equinox Gold reiniciou as operações na mina de ouro Los Filos, no México, após mais de um mês de paralisação. As atividades na operação da companhia canadense foram suspensas devido a protestos de funcionários ligados a sindicatos de trabalhadores da região e integrantes da comunidade local Xochipala.


Los Filos é a maior mina da Equinox, com recursos (incluindo reservas) medidos de 114,6 milhões de toneladas com teor médio de 0,77 gramas de ouro por tonelada (g/t Au) para 2,8 milhões de onças do metal amarelo e recursos indicados de 211,6Mt com teor de 1,02 g/t Au para 6,9 milhões de onças de ouro.

A faixa de meta de produção para a operação mexicana é de 170.000 a 190.000 onças com custo total de manutenção de US$ 1.330 a US$ 1.390 por onça em 2021 e atualmente está em desenvolvimento um projeto de expansão da mina.

As operações em Los Filos estavam suspensas desde o fim de junho e a Equinox ainda vai divulgar no início de agosto os resultados operacional e financeiro do segundo trimestre. Além de Los Filos, a empresa possui seis minas de ouro em produção, sendo quatro no Brasil: Aurizona, no Maranhão; Fazenda, na Bahia; e RDM, em Minas Gerais.

Segundo a mineradora, as atividades foram retomadas nesta segunda-feira (26) com a suspensão de parte dos bloqueios que haviam sido montados pelos manifestantes e impediam o acesso à mina.

"Certos membros da comunidade Xochipala permanecem acampados ilegalmente perto das cavas a céu aberto de Guadalupe e Bermejal, interrompendo as atividades de mineração apenas nesta área da operação", afirmou a companhia.


A empresa declarou ainda que os representantes da operação mexicana estão em negociação com o governo e representantes da comunidade Xochipala "para chegar a uma solução".


Os manifestantes, segundo a Equinox, exigem "pagamentos além de seus acordos contratuais", mas a empresa afirma que "está trabalhando para alcançar uma solução de longo prazo que permitirá que a mina opere com eficácia".


Fonte: Notícias de Mineração do Brasil

Assinem ao NMB e tenha acesso a esse e outros conteúdos exclusivos.

0 comentário