top of page

Equinox Gold de Riacho dos Machados (MG) investe em projetos de apoio à agricultura familiar

No total, 163 produtores de frutas e mel são beneficiados pelo programa desenvolvido pela empresa no Norte de Minas.


O compromisso com as práticas preconizadas pelo modelo de gestão ESG (ambiental, social e governança) tem se tornado, cada vez mais, uma diretriz corporativa que integra o planejamento estratégico das empresas e das organizações em geral. Atenta a essa questão, a Equinox Gold mantém, nas suas quatro unidades em operação no Brasil, projetos de práticas sustentáveis que estão fazendo a diferença nos municípios e comunidades onde atua.

Uma dessas unidades, localizada no Norte de Minas Gerais, a Mineração Riacho dos Machados (MRDM) atua no fomento às melhores práticas de produção agroextrativista para as comunidades que estão na área de influência direta e indireta da empresa.

Uma parte desse programa, que ocorre desde 2021, consiste na aquisição de polpas de frutas da Cooperativa Grande Sertão (CGS), que concentra a produção de pequenos produtores agrícolas da região.

As polpas congeladas, comercializadas em pacotes de 1 kg, são extraídas de frutas como acerola, maracujá, goiaba, manga, caju, tamarindo e cajá, produzidas por 123 cooperados para o uso nos refeitórios e atendendo diariamente os mais de 800 colaboradores diretos e indiretos da MRDM.

Além da parceria com a cooperativa, a produtora de ouro mantém o Projeto de Incentivo à Apicultura, desenvolvido em conjunto com a Associação dos Agricultores Familiares do Município de Riacho dos Machados (AFARMA).

Por meio dessa iniciativa, a MRDM fomenta, em áreas de preservação ambiental e de reflorestamento, a produção sustentável de mel, beneficiando 40 pequenos produtores familiares, fornecendo itens necessários para a prática apícola, como equipamentos de proteção individual, e capacitação dos apicultores realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com o responsável pela área de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da MRDM, Rodrigo Dhryell, o programa integra o que há de mais atual em sustentabilidade e mostra o compromisso da EquinoxGold com o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles que versam sobre o incentivo à Agricultura Sustentável.

“Com esse projeto é possível proteger o meio ambiente, produzir alimentos de forma sustentável e ainda gerar distribuição de renda para os produtores agrícolas em regime familiar nas comunidades próximas de nossa operação”, afirma Dhryell.


Fonte: Revista Mineração & Sustentabilidade

0 comentário

Комментарии


bottom of page