Empresário reivindica à Agência de Mineração estradas para melhorar escoamento da produção




Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Tom Lyra recebeu na manhã de quinta-feira, 30, Jeremias Demito, que é sócio de um grupo de mineradores que atuam no Tocantins. A pauta do encontro foi o mais recente convênio assinado entre a Ameto e a ANM, firmado com o objetivo de executar projetos e estudos que impulsionem a extração mineral.


Crescimento da extração mineral no Tocantins

Segundo o levantamento feito pela ANM, o Tocantins possui 18 substâncias minerais em extração, sendo as principais calcário, fosfato, minério de ouro e dolomito. Dos 139 municípios tocantinenses, 105 possuem alguma atividade mineradora e destes, 55 são, atualmente, arrecadadores da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM). Em 2020, o Estado arrecadou R$ 7,9 milhões do CFEM, e em 2021, a arrecadação até setembro já ultrapassou R$ 9 milhões. Além disso, o setor é responsável por mais de mil postos de trabalho.


Abertura de estradas

Durante o encontro, o empresário teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da Ameto e apresentar ao titular da pasta demandas referentes à abertura de estradas para melhorar o escoamento do minério que está sendo extraído nas proximidades de Bandeirantes do Tocantins. A empresa atua no Estado há mais de 20 anos, e é uma das mais importantes produtoras de calcário dolomítico e britas de construção civil e siderúrgicas das regiões Norte e Nordeste do País.


Estreitar relações

Jeremias Demito falou sobre a visita à Secretaria de Comunicação Social (Secom). “Nosso objetivo é estreitar relações com o Estado, para com isso apresentar as necessidades do nosso setor e poder contar com o apoio do mesmo para sanar essas dificuldades, e assim contribuir para o crescimento e desenvolvimento deste ramo que tem gerado tantos empregos para o Tocantins”, apontou.


Trabalho árduo para garantir escoamento

Tom Lyra reforçou o esforço do Estado para atender as reivindicações. “O governo tem trabalhado arduamente para a melhoria da infraestrutura e da logística das rodovias estaduais, sempre com o objetivo de fomentar o escoamento de tudo o que é produzido no Estado e assim contribuindo para o crescimento das empresas aqui instalada”, finalizou.


Fonte:https://clebertoledo.com.br/tocantins

0 comentário