Crea-BA apoia evento sobre desafios e oportunidades na geologia e mineração
- jurimarcosta
- 15 de mai.
- 3 min de leitura
Encontro acontece em 3 de junho, no auditório do Sinduscon-BA, e reunirá principais instituições do setor mineral baiano e nacional

A Associação Baiana de Engenheiros de Minas (Abem) e a Associação Baiana de Geólogos (ABG) realizarão o evento Geologia e Mineração 360°: Fronteiras Minerais, que ocorrerá no dia 3 de junho, das 14h às 18h, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), em Salvador. Voltada para profissionais e estudantes da área, a iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e do Sinduscon-BA.
O encontro tem como objetivo promover o debate técnico e estratégico sobre os desafios, inovações e oportunidades no setor mineral baiano e nacional, reunindo representantes de instituições relevantes do segmento. Dentre elas, marcarão presença a Abem, a ABG, a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), além de empresas atuantes no ramo da mineração.
Também foi confirmada a participação do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que trará uma palestra de destaque abordando o potencial dos minerais críticos e estratégicos no Brasil e na Bahia, em sintonia com os grandes debates globais e nacionais sobre transição energética e segurança mineral.
“A presença institucional do Crea-BA será de grande importância para o fortalecimento das ações integradas entre os profissionais e entidades representativas da Engenharia e Geociências, além de contribuir para o reconhecimento da importância do setor mineral para o desenvolvimento sustentável da Bahia”, afirmam os presidentes da Abem, engenheiro de minas Ezequiel Pinheiro de Barros, e da ABG, geólogo Vinícius Benevides Schirmer.
Eixos temáticos
O Geologia e Mineração 360°: Fronteiras Minerais será estruturado a partir dos seguintes eixos temáticos: Mineração Sustentável e Responsável; Políticas Públicas, Regulação e Fiscalização do Setor Mineral; Potencial dos Minerais Críticos e Estratégicos na Bahia e no Brasil; Inovação e Tecnologias Aplicadas à Geologia e Mineração; e Integração entre Instituições Públicas, Profissionais e Setor Produtivo.
Entre os principais tópicos que nortearão os debates do encontro, destacam-se a crescente demanda por minerais estratégicos no contexto da transição energética global, o fortalecimento da base regulatória e fiscalizatória do setor mineral, a atuação da Bahia como referência nacional em diversidade mineral, as inovações tecnológicas aplicadas à lavra, beneficiamento e pesquisa mineral, e a valorização da formação técnica, segurança do trabalho e atuação responsável.
Encontro integra calendário do setor
De acordo com os organizadores, o Geologia e Mineração 360°: Fronteiras Minerais foi estrategicamente posicionado como parte integrante do calendário que antecede dois eventos de grande repercussão para o segmento, ambos em Salvador. Tratam-se do VI Simpósio Brasileiro de Metalogenia, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto, e da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), promovida pelo Ibram, a ser realizado de 27 a 30 de outubro.
“Nosso objetivo é aproveitar esse contexto de mobilização técnica e institucional para engajar ainda mais o setor, impulsionar a visibilidade das pautas relevantes e fortalecer o protagonismo da Bahia no cenário nacional da mineração”, justificam, completando que o encontro “sirva como espaço de integração entre instituições públicas, profissionais e empresas, valorize o papel estratégico da Bahia na mineração nacional, amplie a visibilidade da Engenharia de Minas e das Geociências e contribua para a articulação de propostas conjuntas e parcerias duradouras”.
Além do apoio do Crea-BA e do Sinduscon-BA, o Geologia e Mineração 360°: Fronteiras Minerais ainda tem como parceiros a ANM, a CBPM, o Ibram e o SGB. As inscrições para o evento são gratuitas, podendo ser efetuadas através da plataforma Sympla.
Serviço
Evento: Geologia e Mineração 360°: Fronteiras Minerais
Data: 3 de junho (terça-feira)
Horário: 14h00 às 18h00
Local: Auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA)
Endereço: Rua Minas Gerais, 436, Pituba, Salvador – BA
Programação
– 14h00: Abertura
– 14h15: Tema a definir
Palestrante: Manoel Barreto (CBPM)
– 15h00: Projetos e Novas Fronteiras Minerais no Brasil
Palestrante: Aline Nunes (Ibram)
– 15h45: Minerais Críticos e Estratégicos no Brasil: Desafios e Oportunidades
Palestrante: Lila Costa Queiroz (SGB)
– 16h30: Coffee break
– 17h00: Tema a definir
Palestrante: Carla Ferreira (ANM)
– 17h45: Encerramento
Hugo Gonçalves
Comunicação Crea-BA
Fonte; Creaba.or.br
Comments