CPRM e CBPM lançam Mapa Tectônico Geocronológico da Bahia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) lançarão na quinta-feira (8), às 15h, o Mapa Tectônico Geocronológico da Bahia. Segundo o órgão geológico, o mapa amplia o entendimento sobre o ambiente tectônico e concentra informações que podem fomentar a descoberta de novos depósitos minerais e atrair novos investimentos em pesquisa e exploração mineral no estado.


As informações contidas no mapa, segundo o CPRM, abrangem a parte norte do Cráton do São Francisco e apresentam "as principais unidades, domínios e ambientes tectônicos, as feições estruturais mais expressivas, além das principais ocorrências, depósitos e minas hospedadas".


"A Bahia vem se despontando como um importante estado minerador. A partir dessa nossa parceria com a CBPM, espera-se a melhor compreensão da geologia baiana, sendo o mapa um instrumento fundamental para o desenvolvimento", destaca o diretor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do CPRM, Marcio Remédio.


O órgão afirma que os dados levantados e consistidos no mapa são sintetizados em uma Nota Explicativa, com versões em inglês e português, e integrados em um mapa temático na escala 1:1.000.000. Os arquivos vetoriais do mapa também serão disponibilizados ao público para download.


O diretor-presidente do CPRM, Esteves Colnago, destaca a importância do lançamento para o conhecimento geológico, investimentos e políticas públicas para o setor mineral.


"Este mapa é um importante produto, onde constam informações fundamentais ao desenvolvimento regional e que fornece um importante subsídio à formulação de políticas públicas e de apoio à tomada de decisão de investimentos. Trata-se de um lançamento que reitera o nosso compromisso em atualizar o conhecimento geológico do país por meio dos levantamentos geológicos básicos, geoquímicos e geofísicos, e da avaliação integrada das informações", afirmou.



O presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, acredita que o mapa contribuirá para mostrar o potencial mineral da Bahia e para a prospecção de investimentos privados.


O evento de lançamento será realizado por meio do canal do CPRM no Youtube e contará com a participação do diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Frederico Bedran Oliveira; do diretor-presidente do CPRM, Esteves Colnago; do diretor da DGM do CPRM, Marcio Remédio; do diretor-presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm; do diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena; e do vice-governador do Estado da Bahia, João Leão (PP).


A apresentação técnica do mapa será feita pelos pesquisadores Basílio Elesbão da Cruz Filho, do CPRM, e Johildo Barbosa, da CBPM.


Ainda segundo Serviço Geológico, os estudos para confecção do mapa foram conduzidos pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), coordenados pelo Departamento de Geologia (Degeo) e executados por pesquisadores lotados na Superintendência do Serviço Geológico em Salvador.

0 comentário