top of page

CBPM assina protocolo de intenções com multinacional que irá investir 2 bilhões de dólares na Bahia

Especializada em energia fotovoltaica, empresa alemã Si&Mex Solutions implantará fábrica de placas solares em Camaçari



Mais um grande passo foi dado no projeto que deve fixar a Bahia como um polo industrial de referência internacional no setor de energia renovável. Trata-se da primeira fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, que será instalada pela empresa alemã Si&Mex Solutions, no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Atraída pelo Governo do Estado por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a parceria foi consolidada nesta terça-feira (6), com a assinatura de um protocolo de intenções entre a multinacional e estatal.


Com um investimento previsto de 2 bilhões de dólares ao Estado da Bahia, o empreendimento deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e 4 mil empregos indiretos. O objetivo é fomentar a produção nacional de painéis fotovoltaicos, promovendo a independência tecnológica e garantindo à população baiana oportunidades de trabalho e renda.


BraSil Fotovoltaico


A Fábrica de Produção de Módulos Fotovoltaicos a ser construída durante a execução do projeto BraSil Fotovoltaico terá uma capacidade instalada de 5GWp (cerca de 12 milhões dos Módulos Solares de mais alta tecnologia e menor pegada de Carbono do Mundo). Com esse volume produtivo, a Si&Mex Solutions visa atender até 25% do share de mercado nacional de instalação de painéis solares.


Comprometida em fomentar o aproveitamento dos seus recursos minerais, a CBPM será responsável por fornecer à empresa alemã o quartzo, matéria-prima necessária para a produção de painéis fotovoltaicos que serão utilizados nas operações da fábrica.


Transversalidade


Além de representar um grande avanço do estado da Bahia na ampliação das energias renováveis, a iniciativa reforça a transversalidade proposta pela gestão estadual ao unir ações da CBPM e outras secretarias do governo, como a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que também terão participação no projeto.


A reunião que marcou a assinatura do documento contou com a presença do presidente da CBPM, Carlos Borel, do presidente do Conselho de Administração da CBPM, Henrique Carballal, do CEO da Si&Mex Solutions, Valdiney Domingos, e do diretor executivo da multinacional, Murilo Ferreira. O titular da Secti, André Joazeiro, a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e o diretor de administração e finanças da BahiaInveste, Ataíde Oliveira, também participaram do encontro para formalização acordo.


Foto: Divulgação/CBPM


Bahia é pioneira


Para o presidente do Conselho de Administração da CBPM, o projeto representa uma inovação e grande avanço para a Bahia. “Nós estamos trazendo algo inovador e único no mundo. É um momento de grande sucesso para o povo da Bahia e, sem dúvidas nenhuma, tudo isso é fruto do esforço do governador Jerônimo Rodrigues em trazer desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, elencou Carballal.


“É o Governo do Estado atuando de forma integrada para trazer esse investimento que era disputado por outros países e por outros estados brasileiros”, destacou.


De acordo com o presidente da CBPM, a transversalidade entre a empresa de pesquisa mineral e as secretarias do governo envolvidas no projeto foram fundamentais para o sucesso das tratativas com a empresa alemã. “A CBPM vai ser sócia do empreendimento, em contrapartida, fornecendo a matéria-prima que é necessária para desenvolver os componentes que a empresa vai produzir e também atuando de forma transversal em nosso governo. Em parceria com a Secti, nós fizemos diversas reuniões para justamente atuarmos em conjunto, seguindo uma recomendação do nosso governador”, informou Borel.


Fundador da Si&Mex Solutions, Valdiney Domingos informou que um dos fatores fundamentais que levaram a empresa a decidir implementar o projeto BraSil Fotovoltaico em Camaçari é a sinergia entre a CBPM e as demais pastas estaduais, além da dedicação dos profissionais da equipe técnica dos órgãos. “A gente viu aqui um solo fértil e pessoas confiáveis, com a CBPM e as secretarias do governo trabalhando em conjunto para permitir que a gente pudesse fazer deste um projeto de sucesso e único para todo o Brasil, toda a América Latina e América do Norte também”, afirmou o CEO.



Fonte: site da CBPM

0 comentário

Коментарі


bottom of page