Venda da Alunorte está alinhada com estratégia da CBA de focar no core business do negócio alumínio, já que é autossuficiente em alumina
Em fato relevante ao mercado, a CBA anunciou que vendeu a participação de 3,03% que detinha na Alunorte para a Glencore, pelo valor de R$ 236,8 milhões, à vista.
Localizada no município paraense de Barcarena, a Alunorte é uma das maiores refinarias de alumina do mundo, com capacidade para produzir 6 milhões t/ano. A empresa foi fundada pela então Companhia Vale do Rio Doce, em 1995 e depois vendida para o grupo norueguês Norsk Hydro, que controla também a Hydro Paragominas, que abastece de bauxita a Alunorte.
Segundo a CBA, a venda da Alunorte está alinhada com sua estratégia de focar no core business do negócio alumínio, já que é autossuficiente em alumina, sendo a integração das cadeias uma de suas principais vantagens competitivas. Com a conclusão da operação, a CBA abre mão do percentual de produção de alumina correspondente a sua participação acionária na Alunorte. Portanto, deixará de comercializar a alumina excedente referente ao offtake a que fazia jus. A CBA também informa que a transação foi aprovada por seu Conselho de Administração e sua conclusão depende de aprovação em assembléia extraordinária a ser realizada pela Alunorte.
Fonte: Brasil Mineral
Komentarze