top of page

BYD investirá 3 bilhões em fábricas e processamento na Bahia

Complexo vai ocupar as instalações da antiga fábrica da Ford em Camaçari




A gigante chinesa BYD anunciou que investirá R$ 3 bilhões, nos próximos anos, para instalação de um complexo para produção de carros elétricos, chassis para caminhões e uma unidade de processamento de lítio ferro fosfato para o mercado internacional.


O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Farol da Barra, em Salvador, Bahia, com a presença do governador do estado, Jerônimo Rodrigues. Esta será a primeira fábrica de veículos elétricos da BYD fora da Ásia e o complexo vai ocupar as instalações da antiga fábrica da Ford em Camaçari. A unidade da BYD terá capacidade anual inicial de 150.000 unidades, com potencial para chegar a 300.000 unidades. O início das operações deve ocorrer em 2024 e o empreendimento deve gerar cerca de cinco mil empregos.


Stella Li, vice-presidente global da BYD, afirmou que, com o novo empreendimento no Brasil - onde está desde 2015, quando inaugurou uma fábrica de chassis de ônibus elétricos em São Paulo e produz módulos fotovoltaicos e baterias de lítio ferro fosfato no Amazonas – que a empresa vai implantar no país tecnologias revolucionárias.


A decisão segue os esforços do governo do Brasil para aprofundar os laços entre a maior economia da América Latina e a China e atrair as principais empresas para investir no país. Esses esforços acelerarão os investimentos, principalmente em projetos sustentáveis, e ajudarão a impulsionar o crescimento, de acordo com a vice-presidente global da BYD.


A BYD espera que o investimento atraia fornecedores locais que podem se especializar na produção de veículos elétricos e híbridos. “Isso se tornará o centro de inovação”, disse Li, acrescentando que os fornecedores serão treinados. “Como possuímos a tecnologia, temos a capacidade de ajudá-los.”



Fonte: Brasil Mineral

0 comentário
bottom of page