top of page

Brasil vai lançar política nacional de minerais críticos

  • jurimarcosta
  • 30 de abr.
  • 3 min de leitura


O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, anunciou “em primeira mão”, como ele disse, durante o “Summit Valor Econômico Brazil-China 2025”, em Xangai, que o Brasil contará ainda neste ano com uma política nacional de minerais críticos para a transição energética. A nova política atenderá a uma reivindicação antiga da indústria mineral bras


Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/summit-valor-brazil-china-2025/noticia/2025/04/23/brasil-lanca-neste-ano-uma-politica-nacional-de-minerais-criticos.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.



O Brasil é detentor de importantes reservas de minérios considerados estratégicos para a transição energética, como lítio, cobre, nióbio, cobalto e terras raras. São minerais usados em baterias de veículos elétricos, sistemas de geração de energia fotovoltaica e eólica, por exemplo.


“Vamos fortalecer a cadeia de minerais críticos”, disse Silveira durante painel sobre as indústrias de mineração e aço do Brasil. O ministro não entrou em detalhes sobre a política, mas reforçou que o país vai fortalecer a segurança regulatória e valorizar a produção sustentável. “O Brasil tem uma legislação ambiental reconhecida internacionalmente como adequada. Vamos dar celeridade ao processo de licenciamento para permitir ao investidor maior capacidade de aproveitar a cadeia mineral brasileira”, afirmou.


O interesse chinês por investimentos no setor mineral brasileiro é crescente. “Estamos buscando mais oportunidades de investimentos no Brasil e na América Latina”, afirmou Liu Jianfeng, diretor de investimentos da CMOC Group, empresa que produziu 10 mil toneladas de nióbio no Brasil em 2024, o que representou 11% da produção global.


Daniel Abdo, diretor de relações internacionais e novos negócios da Sigma Lithium, empresa que processa lítio no Vale do Jequitinhonha (MG), diz que a procura chinesa pelo minério da companhia é crescente. “Temos uma cadeia produtiva sustentável que gera um grande apelo comercial”, disse. A capacidade anual de 270 mil toneladas de lítio concentrado está previsto para dobrar até o final de 2025.


Segundo Tracy Xie, CEO da Vale China, a mineradora brasileira destinou ao país asiático 187 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, o que representou mais de 60% de suas exportações do minério. “Temos um minério com alto teor de ferro, de alta qualidade, que permite uma produção de aço com menor emissão de carbono”, disse a executiva.


Para Liu Qiang, diretor-geral da Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) na China, a qualidade do minério de ferro brasileiro, que permite uma produção de aço mais sustentável, é uma característica valorizada pela indústria siderúrgica chinesa, que está empenhada na descarbonização de seus processos. A indústria do aço é responsável por 15% das emissões de carbono da China.


Joe Zhao, diretor de estratégia da siderúrgica Yongfeng Group, diz que a indústria do aço chinesa passa por um processo de transformação. O consumo de aço pela indústria automobilística é crescente, assim como a demanda da indústria de equipamentos para a produção de energia renovável, o que deve manter o interesse chinês no minério de ferro fornecido pelo Brasil.


“O Brasil tem uma legislação ambiental reconhecida internacionalmente como adequada. Vamos dar celeridade ao processo de licenciamento para permitir ao investidor maior capacidade de aproveitar a cadeia mineral brasileira”, afirmou o ministro, conforme a reportagem, reforçando que vai fortalecer a cadeia de minerais críticos, mas sem muitos detalhes.

Visando arrecadar investimentos para o setor mineral do país e reforçar a relação bilateral entre os dois países. Vale ressaltar que o Brasil é destaque no setor e possui reservas de lítio, cobre, nióbio, cobalto e terras raras, utilizados em baterias de veículos elétricos, sistemas de geração de energia fotovoltaica e eólica.


Cada vez que passa, o mercado chinês tem aumentado o interesse em minerais brasileiros. “Estamos buscando mais oportunidades de investimentos no Brasil e na América Latina”, afirmou o diretor de investimentos da CMOC Group, Liu Jianfeng.



Fonte : BNews



 
 
 

Comments


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

bottom of page