top of page

BHP, Rio Tinto, Caterpillar e Komatsu fazem parceria para testar caminhões elétricos à bateria

A BHP testará os caminhões Caterpillar e a Rio Tinto os da Komatsu e os resultados obtidos na Austrália serão compartilhados


A BHP fechou uma parceria com a Rio Tinto, a Caterpillar e a Komatsu para a realização de testes de caminhões elétricos movidos à bateria em locais de mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.


A ação faz parte do compromisso da empresa em zerar a emissão de gases até 2050. Como parte da colaboração, dois caminhões de transporte CAT 793 serão testados a partir do segundo semestre de 2024, e dois caminhões de transporte Komatsu 930 serão testados a partir de 2026, .


A Caterpillar e a Komatsu fornecerão, cada uma, um caminhão para a realização dos testes. A BHP testará os caminhões Caterpillar, enquanto a Rio Tinto testará os caminhões Komatsu. Os resultados dos ensaios serão compartilhados entre as empresas. Essa e é a primeira etapa de testes com caminhões elétricos à bateria nas operações de Pilbara.


Cada fabricante deverá fazer testes contínuos, desenvolvimento e refinamento do projeto. Esse processo irá guiar a abordagem para testar um número maior de caminhões de transporte e a potencial implantação de frotas de caminhões elétricos a bateria nas operações de cada mineradora.


Para a presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery, "a descarbonização operacional depende de avanços em tecnologia, e parcerias como essa ajudarão a impulsionar nossa indústria. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Rio Tinto, Caterpillar e Komatsu nesses testes”.


"A substituição do diesel como fonte de combustível exige o desenvolvimento de todo um novo ecossistema operacional para a frota. Precisamos abordar a maneira como planejamos nossas minas, operamos nossas redes de transporte e consideramos as questões adicionais de segurança e operacionais que essas mudanças trarão. É por isso que os testes são tão críticos para o nosso sucesso. À medida que testamos, aprendemos como essas novas tecnologias podem funcionar e se integrar em nossas minas”.


"Com a mudança de parte de nosso fornecimento para energia renovável, vimos uma redução gradual nas emissões operacionais de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2. Estamos procurando aproveitar esse progresso por meio do desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica para reduzir o uso de diesel em nossas operações."


O presidente-executivo da Rio Tinto Iron Ore, Simon Trott, disse: "esta colaboração reúne duas mineradoras líderes globais com dois dos maiores fabricantes mundiais de caminhões para trabalhar na solução do desafio crítico do transporte com emissão zero”.


"Não tem como atingir a meta de emissão zero de gases sem os caminhões, por isso é importante trabalharmos juntos para atingirmos esse objetivo o mais rápido possível. Testar dois tipos de caminhões elétricos a bateria nas condições de Pilbara fornecerá melhores dados e, combinando nossos esforços com a BHP, aceleraremos o aprendizado”, completa Trott.


"À medida que trabalhamos para realimentar nossas operações de Pilbara com energia renovável, colaborações como essa nos aproximam de resolver o desafio compartilhado de descarbonizar nossas operações e cumprir nossos compromissos net zero."












Fonte: Conexão Mineral

0 comentário

留言


bottom of page